PR Newswire
SÃO PAULO, 21 de junho de 2018
SÃO PAULO, 21 de junho de 2018 /PRNewswire/ -- O INSTAGRAM NÃO LIMITOU SEUS POSTS. Neste mês circulou na internet (principalmente nas páginas comerciais desejosas de mais alcance e vendas) boato dizendo "O Instagram limitou nossas postagens para 7%, caso você deseje continuar recebendo nossos posts, curte e comente SIM nos comentários. (…)."
Empresários e profissionais liberais ainda com dificuldade para entender essa mídia precisam entender as métricas do sucesso para medir a eficácia de suas táticas.
No dia 4/04/2018, após atualizações da plataforma, o Facebook (mesma rede do Instagram) reafirmou como funcionam os critérios do algoritmo já há alguns anos sem exibição cronológica. Conheça algumas métricas e se adeque através de estratégias de conteúdos relevantes:
Como são exibidos posts no Feed de Notícias do Instagram?
Se você segue 1000 pessoas, é impossível que a rede mostre todos os posts de todas as páginas que acompanha. Por isso, o objetivo do Feed é conectar as pessoas às histórias mais relevantes para elas.
1- RELACIONAMENTO
Primeiramente, o Instagram (e o Facebook) privilegia conteúdos das pessoas mais importantes para você, aquelas com quem já conversa ou interage bastante, em geral, amigos e familiares.
2- SEGMENTOS DE INTERESSE (saúde, viagem, esporte...)
Você e seu amigo podem seguir as mesmas páginas e, mesmo assim, terem exibição diferente no Feed de Notícias. Explicando melhor: se ele interage mais com publicações "fitness", serão exibidos perfis semelhantes a esses.
3- USABILIDADE DO USUÁRIO
A exibição também dependerá da frequência de acesso ao Instagram. Se é alguém que utiliza muito a rede social, conseguirá visualizar mais postagens, inclusive, as mais recentes.
Páginas apresentando conteúdos informativos, interação dos seguidores, compartilhamentos das publicações, comentários, engajamento nos Stories alcançam, sim, maior relevância, e não existe limite de alcance. À medida que conquistam mais seguidores o alcance diminui, e é necessária estratégia de conteúdo para manter o público engajado. Muitas vezes, é necessário investir em mídia patrocinada para melhores resultados ou, ainda, adotar novos modos de exibição oferecidos pela rede, como a Live ao vivo do Instagram.
Os usuários desejam seguir pessoas e marcas autênticas, nas quais percebam implícitos os valores e o fator humano. Ninguém abre rede social esperando receber oferta de eletrodoméstico, por exemplo. As marcas precisam adotar linguagem humana e saber criar inspirações e conteúdos educativos, de interesse do público final.
Referências relevantes do Facebook:
https://www.facebook.com/help/publisher/newsfeedguidelines
www.creation3.com
(31) 7101-1499
(Foto: http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2018-06-21/original/4328.jpg)
FONTE Creation 3