Guru do empreendedorismo ensina como tirar ideias do papel, em palestras promovidas em SP

Guru do empreendedorismo ensina como tirar ideias do papel, em palestras promovidas em SP

Professora da Darden School of Business, Saras Sarasvathy criou método reconhecido em todo o mundo por tornar mais simples e acessível o ato de apreender

PR Newswire

SÃO PAULO, 2 de julho de 2018

SÃO PAULO, 2 de julho de 2018 /PRNewswire/ -- Uma das mais renomadas e reconhecidas especialistas em empreendedorismo do mundo, Saras Sarasvathy vem a São Paulo para dar uma série de palestras entre os dias 2 e 4 de julho. Professora da Darden School of Business, na University of Virginia, a pesquisadora ensina como pensar diferentemente e correr menos riscos na hora de tirar uma ideia do papel. Idealizadora do método "effectuation", que inspirou gestores e empreendedores em vários países, Sarasvathy encara o ato de empreender como um procedimento que pode ser aprendido e colocado em prática por qualquer pessoa, sem a necessidade de adotar metodologias ou conceitos pré-estabelecidos.

A pesquisadora da Darden descreve o effectuation, termo que pode ser definido como ato de realizar, como um processo de autoconhecimento que começa com três perguntas básicas: "quem eu sou?", "o que sei fazer?" e "quem eu conheço?". As ideias são colocadas em prática investindo somente naquilo que o empreendedor pode perder, controlando assim os riscos de potencial fracasso.

Uma das premissas do método é que o empreendedor pode ser bem-sucedido fazendo apenas o que sabe, portanto, diferente da abordagem tradicional ensinada nas escolas de negócio, que prevê a existência de uma ideia quase sempre brilhante, estudos de mercado e captação de investimentos. "Minha teoria é que excelentes empreendedores não começam com ideias brilhantes ou previsões extraordinárias, mas como quaisquer pessoas podem começar: com quem são, o que sabem e quem conhecem", diz Saras.

A estrutura proposta por Saras vai muito além do empreendedorismo, podendo envolver projetos na carreira. Fundamentada em pesquisas, a professora da Darden afirma que, embora grande parte da literatura focalize a causalidade, usando dados históricos para prever resultados, alguns empreendedores evitavam a previsão. "Ao invés disso, procuram 'efetuar' mudanças proativas, combinando suas ações com as de seus stakeholders", explica a especialista.

As palestras

Saras Sarasvathy vem a São Paulo a convite da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), para participar do 10º Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), que acontece no dia 4 de julho, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). No evento, Saras comandará a palestra "Aplicando a teoria da Effectuation para explorar novas oportunidades de empreendedorismo". As inscrições estão abertas até o dia 1º de julho e também podem ser feitas no https://registration.galoa.com.br/br/realm/egepe-2018/registration/login.

A agenda de Saras também prevê sua presença em palestra na Escola de Negócios Sebrae, dia 2, e no evento "Todos Podem Empreender", promovido pela Aliança Empreendedora, no dia 3. Mais informações também podem ser obtidas no telefone (41) 3013-2409) ou (11) 3104-7672 (Aliança Empreendedora).

Sobre Saras Sarasvathy

Saras é membro da área de Estratégia, Empreendedorismo e Ética da Darden School of Business, lecionando também em cursos de MBA e Doutorado na instituição. A pesquisadora ainda ministra aulas em programas de Doutorado na Europa, Ásia, América Latina e na África. Em 2007, foi eleita um dos 18 melhores professores de empreendedorismo pela revista Fortune Small Magazines. Seu livro "Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise" foi indicado, em 2009, para o prêmio Terry Book da Academy Management.

Sobre a Darden

A Darden School of Business é apontada como uma das melhores escolas de empreendedorismo e inovação do mundo pelas publicações Entrepreneur Magazine e Princeton Review. Prepara líderes globais responsáveis por meio de seus cursos de MPB, Ph.D e Educação Executiva.

No Brasil, a Darden busca consolidar sua marca e ampliar sua relação o País por meio de parcerias corporativas. Entre os seus objetivos, destacam-se identificar oportunidades de carreira para os alunos, aumentar o engajamento das faculdades e apoiar lideranças regionais.

A Darden foi criada em 1955, na Universidade de Virgínia, uma universidade pública de prestígio, fundada por Thomas Jefferson em 1819, em Charlottesville (Virginia).

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

AGÊNCIA BLUE CHIP
Tels.: (11) 5051-5840 e 5051-5863
www.agenciabluechip.com.br

Denise Carvalho
dcarvalho@agenciabluechip.com.br

Luciana Silva 
luciana.silva@agenciabluechip.com.br

FONTE Darden School of Business

Voltar noticias em Português no Mundo