Mais investidores são atraídos pelos programas de cidadania caribenha, mostra novo Índice da CBI

Mais investidores são atraídos pelos programas de cidadania caribenha, mostra novo Índice da CBI

Nações caribenhas lideram, hoje, o crescente setor da cidadania por investimento, com o programa da Dominica escolhido o melhor do mundo pelo segundo ano consecutivo, no último relatório especial da PWM, publicação do Financial Times.

PR Newswire

LONDRES, 22 de agosto de 2018

LONDRES, 22 de agosto de 2018 /PRNewswire/ -- A Professional Wealth Management (PWM) – publicação do Financial Times – divulgou hoje o Índice da CBI de 2018 (2018 CBI Index), que traz o ranking dos programas de cidadania por investimento (CBI – citizenship by investment) em atividade no mundo. O relatório especial observa que o setor em expansão atrai mais investidores em busca de maior mobilidade e oportunidades de negócios, frequentemente induzidas pela oscilante economia global e tensões políticas.

The 2018 CBI Index Results. For a detailed breakdown, please refer to the full report, available for free download at www.cbiindex.com

De todas as 13 jurisdições da CBI no mundo, a de Dominica lidera o setor, marcando pontuações perfeitas em cinco dos sete pilares contra os quais cada programa é avaliado. Quatro outras nações do Caribe seguiram de perto, com a pioneira da CBI São Cristóvão e Névis sendo uma forte concorrente. Os programas avaliados no Índice da CBI deste ano incluem os de Antígua e Barbuda, Áustria, Bulgária, Camboja, Chipre, Dominica, Grenada, Jordânia, Malta, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Turquia e Vanuatu.

A PWM observa que mais investidores de todo o mundo, especialmente da China, Rússia e, crescentemente, do Oriente Médio e África, são atraídos pela ideia de obter dupla nacionalidade. Essa tendência dever crescer entre famílias globais afetadas por instabilidade sociopolítica em seus países de origem e empresários internacionais em busca viagens prolongadas sem visto ou oportunidades de negócios.

O Índice da CBI mede sete áreas ou pilares: Devida Diligência, Liberdade de Movimento, Padrão de Vida, Desembolso de Investimento Mínimo, Facilidade de Processamento, Cronologia da Cidadania e Viagem ou Residência Compulsória. Pesquisador independente e arquiteto do Índice da CBI, James McKay considera esses os elementos fundamentais de um processo de tomada de decisão pelo investidor, quando ele tem de escolher sua segunda cidadania. McKay explica a relevância do estudo para o setor de imigração de investidores: "O Índice da CBI está se tornando rapidamente a principal ferramenta para investidores medirem com precisão o desempenho e o apelo dos programas de cidadania por investimento".

No relatório especial, é dada ênfase à área de devida diligência – os procedimentos de segurança e verificação de antecedentes que fazem parte de cada programa da CBI e que asseguram a exclusão de personalidades moralmente questionáveis. O Índice da CBI de 2018 destaca o processo de devida diligência como um componente essencial na diferenciação dos programas. O presidente-executivo da firma especializada em devida diligência S-RM, Heyrick Bond Gunning, declara: "Esse deve ser o elemento principal de todos os programas de CBI que aspiram o sucesso e a durabilidade".

Repetindo os resultados do Índice da CBI de 2017, Dominica permanece a melhor jurisdição de cidadania econômica do mundo por manter os altos níveis de atualidade e simplicidade do processo, um limite de investimento acessível e uma estrutura robusta de devida diligência. Esse resultado é um testemunho do programa de CBI da pequena nação caribenha, enfrentando com sucesso as dificuldades resultantes pela temporada de furacões no ano passado. Além disso, o ultimo anúncio do banimento do isopor e do plástico resultou em abundantes elogios internacionais à Dominica, por ser uma integrante responsável de uma Comunidade Global – a mentalidade exata que guia o proeminente programa da CBI do país. Dominica serve ainda como um exemplo louvável de como os fundos da CBI podem ser usados para melhorar as vidas dos cidadãos, tais como a recém-anunciada construção de 5.000 casas novas, financiadas inteiramente pelo programa da CBI.

Classificada em segundo lugar no Índice da CBI de 2018, a Federação de São Cristóvão e Névis melhorou seu desempenho nas áreas de Desembolso de Investimento Mínimo (acessibilidade financeira) e Liberdade de Movimentos. O último é um ativo no qual o país investe continuamente, uma vez que os portadores de passaporte de São Cristóvão e Névis podem viajar sem vistos para mais de 150 países e territórios. O programa da Federação adotou um limite menor de investimentos com a introdução da altamente popular opção do Fundo de Alívio do Furacão temporário. E continua a oferecer o que é considerado por muitos do Padrão Platina do setor com o Fundo de Crescimento Sustentável – um novo método de financiamento governamental que visa prestar assistência ao desenvolvimento social e às iniciativas econômicas em São Cristóvão e Névis.

Os debates pós-Brexit despertaram a percepção sobre o valor da cidadania de uma pessoa e a certeza – ou falta dela – de que pode ser permanente. "A liberdade de movimento está se tornando um fator essencial, à medida que as políticas de imigração vão se tornando mais restritivas", afirma o diretor do escritório de advocacia Lenz & Staehelin, de Genebra, Selby du Pasquier.

Para conferir uma análise detalhada dos resultados do Índice da CBI de 2018, consulte o relatório completo, disponível para download gratuito em http://www.cbiindex.com.

Sobre o Índice da CBI (CBI INDEX)
O Índice da CBI é o único estudo completo do mundo sobre as jurisdições que oferecem programas de cidadania por investimento. O sistema de classificação foi elaborado para medir o desempenho e o apelo de todos os programas de cidadania por investimento regulados por governos em atividade, com o uso de sete indicadores essenciais. Seu propósito é fornecer um mecanismo rigoroso e sistemático para acessar programas de cidadania e facilitar o processo de tomada de decisões por indivíduos que os levam em consideração. O Índice da CBI é um relatório especial independente, divulgado anualmente, publicado pela primeira vez em 2017 pela Professional Wealth Management – uma publicação do Financial Times.

Contato:
Se quiser obter mais informações ou declarações exclusivas, dirija seus pedidos a info@cbiindex.com.

(Foto: https://mma.prnewswire.com/media/733531/CBI_INDEX_2018.jpg )

FONTE CBI Index

Voltar noticias em Português no Mundo