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LONDRES, 9 de setembro de 2018
LONDRES, 9 de setembro de 2018 /PRNewswire/ -- As 11 empresas por trás de algumas das mais populares marcas de cerveja, vinho e destilados do mundo criaram novas e inovadoras parcerias em diversos setores por meio dos compromissos de seus produtores.
As conquistas incluem:
Em 2012, os principais produtores de cerveja, vinho e destilados que se comprometeram a fazer parte da Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas (International Alliance for Responsible Drinking, IARD) comprometeram-se a trabalhar juntos para combater o uso nocivo de álcool e estabelecer novos padrões de responsabilidade para o setor como um todo.
O relatório completo detalha os progressos realizados ao longo dos cinco anos e demonstra o que pode ser alcançado quando os setores público, privado e civil se unem para enfrentar os desafios, incluindo o uso nocivo do álcool, doenças não transmissíveis (DNTs) e as metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Temos conseguido muito trabalhando juntos e com os outros, e ainda há muito mais que podemos fazer. Estamos vendo mudanças positivas em muitas partes do mundo, no consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, no consumo excessivo e no que se refere a beber e dirigir. Mas, queremos ver mudanças positivas em todas as partes do mundo.
O CEO e presidente da IARD e diretor executivo da Diageo, Ivan Menezes, comentou: "Tendo chegado ao fim dos cinco anos, podemos refletir com orgulho sobre a diferença tangível que já fizemos, bem como o trabalho que ainda precisamos fazer.
É nosso dever combater o uso nocivo do álcool, para ajudar a melhorar a saúde global, bem como reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
Por meio dos compromissos dos nossos produtores, estabelecemos bases sólidas para o trabalho à frente, mas reconhecemos que há muito mais a ser feito. Mas não podemos agir sozinhos. Parcerias inovadoras com varejistas, departamentos governamentais, agências de saúde e organizações não governamentais têm sido fundamentais para o progresso que fizemos".
O CEO e presidente da IARD, Henry Ashworth, afirmou que "os compromissos dos produtores demonstram a determinação desses principais produtores globais de serem catalisadores de mudança e destacam o impacto que podem ter ao trabalharem com governos e ONGs.
Uma abordagem de toda a sociedade é fundamental para fornecer desenvolvimento sustentável local, nacional e globalmente, e os nossos esforços coletivos podem ir muito além se passarmos da agenda compartilhada para o desenvolvimento de soluções compartilhadas. Juntos podemos alcançar a mudança, reduzindo o uso nocivo do álcool e acelerando o progresso em direção aos ODS".
As principais conquistas dos compromissos dos produtores incluem:
Redução do consumo de álcool por menores de idade
Redução do uso de bebidas alcoólicas por motoristas
Reforço dos códigos de prática de marketing
Fornecimento de informações ao consumidor e inovação responsável de produtos
Trabalho com varejistas
Dentre os exemplos de iniciativas destacadas no relatório, estão:
Ação contra dirigir alcoolizado na Austrália e na Nova Zelândia
A DrinkWise Australia administra campanhas inovadoras de prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por motoristas e é financiada por produtores australianos de bebidas alcoólicas. Fez parceria com a empresa Uber, em 2017, para desestimular os fãs de corridas de dirigirem embriagados, por meio da utilização do "DrinkWise UberZONE", durante o Melbourne Cup Carnival, que forneceu um ponto de acesso seguro e confiável para os participantes entrarem e saírem do hipódromo. A UberZONE promoveu as mensagens da DrinkWise Australia e da Uber sobre viagens seguras e consumo responsável de álcool, oferecendo água gratuita para os participantes enquanto esperavam, com conforto, suas viagens para casa com a Uber.
Políticas de marketing responsável sobre o uso do álcool no Camboja
A Aliança Internacional de Vinhos e Bebidas da Ásia-Pacífico (APIWSA), com o Ministro da Informação, Khieu Kanharith, assinou o "Código de conduta de marketing e comunicação responsável sobre o álcool no Camboja" em fevereiro de 2017. O código estabelece as regras relativas ao marketing do álcool e representa um conjunto de padrões comuns apoiados pelos principais produtores internacionais de álcool, como declarações sobre a força do álcool, o consumo nocivo de álcool e o não direcionamento para menores de 18 anos.
Melhora da prática de testes de respiração na Namíbia
Trabalhamos com o Fórum da Indústria do Álcool Autorregulável (Self-Regulating Alcohol Industry Forum, SAIF) para implementar o programa "Dirigindo embriagado", entre 2015 e 2017, que visava ajudar a reduzir a direção por pessoas embriagadas por meio de mensagens educativas públicas, melhores normas de fiscalização e métodos de detecção.
Entre 1º de agosto de 2017 e 31 de janeiro de 2018, os agentes de tráfego testaram mais de 153.000 motoristas e descobriram que 1% teve resultado positivo para o consumo de álcool. O policiamento de alta visibilidade dissuadiu os motoristas de beber, e a porcentagem dos motoristas presos por dirigir embriagados caiu de 6,8%, em 2016, para 0,5%, em 2017.
Letônia: você venderia álcool para o seu filho?
A Associação da Indústria do Álcool da Letônia Associação da Indústria do Álccol da Letônia (Latvian Alcohol Industry Association, LANA) lançou campanhas de conscientização e operações de compras de testes, usando voluntários menores de idade em 2016 e 2017. A LANA fez parceria com a Associação de Hotéis e Restaurantes da Letônia (Association of Hotels and Restaurants of Latvia, AHRL), a Associação de Comerciantes da Letônia, a Associação de Varejistas de Alimentos da Letônia (Latvian Food Retailers' Association, LPTA) e da Associação Médica da Letônia, para realizar mais de 40 compromissos com varejistas. A iniciativa pediu à equipe de vendas para imaginar quais seriam as consequências da venda de bebidas alcoólicas para seus próprios filhos e os lembrou de pedir um documento de identificação.
Em 2017, aproximadamente 1.250 caixas registradoras de lojas do varejo exibiram os materiais da campanha, e cerca de 400 hotéis, cafés e restaurantes aderiram à iniciativa. A campanha foi exibida na TV, rádio e internet, alcançando, potencialmente, cerca de 2 milhões de pessoas. Após a campanha, 90% dos meninos e pouco mais de 65% das meninas foram impedidos de comprar bebidas alcoólicas sem apresentar o documento de identidade.
Os 11 signatários dos compromissos dos produtores de cerveja, vinho e bebidas para reduzir o consumo de bebidas nocivas são a Anheuser-Busch InBev, a Asahi Group Holdings, a Bacardi, a Beam Suntory, a Brown-Forman Corporation, a Carlsberg, a Diageo, a HEINEKEN, a Kirin Holdings, a Molson Coors e a Pernod Ricard.
Compromissos dos produtores:
A Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas (IARD) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a abordar o consumo prejudicial do álcool em todo o mundo e promover o consumo responsável entre aqueles que optam por beber. A IARD é apoiada por empresas associadas de todos os setores da indústria regulamentada do álcool (cerveja, vinho e destilados) em seu propósito comum de fazer parte da solução para reduzir o uso prejudicial do álcool.
Para obter mais informações sobre a associação de membros e o que fazemos, visite o site: http://www.producerscommitments.org.
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FONTE IARD - International Alliance for Responsible Drinking