PR Newswire
SÃO PAULO, 10 de setembro de 2018
SÃO PAULO, 10 de setembro de 2018 /PRNewswire/ -- Segundo estudo da Serasa Experian, em 2017 houve quase 2 milhões de tentativas de fraudes no Brasil, o que faz do país um dos maiores do mundo em número de golpes.
Grande parte delas (fraudes) envolvem a falsificação de assinaturas em documentos diversos, como cheques, promissórias, escrituras imobiliárias, contratos, etc.
A ciência que possibilita a identificação de falsificações em assinaturas e textos em geral é a Grafoscopia ou Perícia Grafotécnica. O trabalho consiste em analisar elementos genéticos e genéricos deixados na escrita, tais como ataques e remates, calibre, momentos gráficos, hábitos gráficos dentre outros. Engana-se quem acredita que a perícia grafotécnica é morfológica, ou seja, feita a partir da análise das formas do lançamento caligráfico; ela é puramente técnica, feita a partir de 10 (dez) exames grafotécnicos.
O profissional que domina esta técnica é o perito grafotécnico. Ele pode atuar tanto na esfera judicial, como perito judicial (nomeador pelo juiz), perito assistente técnico (nomeado pelas partes) ou extra-judicial.
A nomeação de um perito assistente técnico grafotécnico pelas partes é facultativa e os honorários devem ser pagos pela parte contratante, no entanto é de suam importância sua contratação, pois é ele quem vai acompanhar os trabalhos do perito judicial, formular quesitos e montar um parecer técnico caso discorde do resultado apurado pelo perito do juiz.
Para ser feito o exame grafotécnico o perito precisa ter em mãos o documento questionado (documento que se tem dúvida quanto a autoria da assinatura) e os padrões de confronto, que são documentos com assinaturas autênticas usados como gabarito.
A perícia grafotécnica possibilita não apenas identificar se uma determinada assinatura é falsa, mas também descobrir a autoria da escrita em questão.
Se você precisa averiguar a autenticidade de uma assinatura ou escrita em geral, entre em contato com a NERO PERÍCIAS; lá você conta com uma equipe de peritos grafotécnicos inscritos junto ao CONPEJ especialistas em exame grafotécnico e atuação como perito assistente em processos judiciais que envolvam falsidade de assinatura.
A NERO PERÍCIAS faz perícia grafotécnica em São Paulo e todo restante do país. Para saber mais, visite o site: http://www.neropericias.com.br ou ligue (11) 2829-8767 (São Paulo - capital) e (17) 3021-9200 (São Paulo - interior).
(Foto - http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2018-09-10/original/4466.jpg)
FONTE NERO PERÍCIAS