Provedores de desenvolvimento de sistemas do Brasil estão mudando para desenvolvimento ágil

Provedores de desenvolvimento de sistemas do Brasil estão mudando para desenvolvimento ágil

O relatório ISG Provider Lens™ avalia que o crescimento do desenvolvimento e manutenção de sistemas de próxima geração sofre dificuldades pela dependência das atualizações de ERP

70% da receita dos provedores ainda vêm dos modelos tradicionais de entrega

Aqueles que mudaram para ágil vem mostrando um crescimento mais rápido

PR Newswire

SÃO PAULO, 14 de setembro de 2018

SÃO PAULO, 14 de setembro de 2018 /PRNewswire/ -- Os serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas (ADM) no Brasil estão voltados para o desenvolvimento ágil, mas a grande maioria ainda depende de abordagens tradicionais, de acordo com um novo estudo da Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III),  empresa líder global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O desenvolvimento tradicional ainda representa 70% das receitas dessa atividade  entre os 33 provedores de ADM avaliados no recém-publicado Relatório de Quadrantes de Serviços ADM de Nova Geração da ISG Provider Lens™ para o Brasil. Segundo o estudo, esses provedores enfrentam o desafio de adaptar o SAP, e outros aplicativos ERP e legados, ao desenvolvimento ágil.

Consequentemente, o mercado brasileiro de serviços de ADM está crescendo relativamente devagar, em cerca de 11% ao ano para os provedores participantes da pesquisa. Os dez melhores desempenhos, no entanto, viram suas receitas crescerem em média 31%. Cinco deles fizeram melhorias significativas em suas ofertas ágeis.

"Os provedores representados neste relatório estão trabalhando diariamente na alteração do código para o mundo digital. Coletivamente, essas organizações dedicam mais de 70 milhões de horas por ano para mudar ou adicionar novos códigos de aplicativos para empresas brasileiras", disse Esteban Herrera, sócio e líder global da ISG Research. "Ainda assim, eles reconhecem que precisam lidar com a necessidade de velocidade e adotar cada vez mais abordagens ágeis e automatizadas para serviços de ADM."

O relatório da ISG mostra que o mercado brasileiro ainda está caminhando para automatizar o ciclo de vida das aplicações. Os provedores estão investindo em plataformas que aceleram o desenvolvimento por meio de bibliotecas, microsserviços, nuvem, programação low code, automação de testes e robôs para escrita de scripts. Ao mesmo tempo,  as plataformas de manutenção usam inteligência artificial e cognitiva para automatizar a classificação de tickets, executar scripts que automatizam a entrega de serviços e aplicam procedimentos de solução de problemas.

Com um foco maior no desenvolvimento ágil, a maioria dos provedores no relatório agora pode entregar novos releases em até um mês. Os projetos ágeis normalmente têm de oito a dez desenvolvedores trabalhando neles, mas o escalonamento para centenas de desenvolvedores ainda é um desafio. Vários provedores estão usando o Scaled Agile Framework (SAFe®), envolvendo dezenas de equipes ágeis dentro do ambiente do cliente, para ajudar a entregar projetos em escala.

O relatório também abrange os testes contínuos, incluindo ofertas de teste como serviço, usadas por equipes de desenvolvimento que estão mais avançadas na curva de maturidade ágil e de DevOps. Tais serviços baseados em nuvem são usados principalmente para aplicativos de smartphones. Provedores de serviços de teste também estão entrando no mercado de certificação de produtos para garantir a confiabilidade e a segurança de software para tudo, desde sistemas de pagamento até dispositivos conectados.

Nem todos os provedores podem automatizar testes funcionais neste momento, mas essa capacidade está crescendo com a disponibilidade de inteligência artificial e tecnologia cognitiva na nuvem. Da mesma forma, nem todos os provedores oferecem DevSecOps em suas metodologias, alerta do ISG.

O relatório do ISG também examinou as tendências da ADM nas verticais de bancos, serviços financeiros e seguros (BFSI) e manufatura do Brasil. A automação de processos robóticos é agora um componente do desenvolvimento de aplicativos no setor de BFSI, e bancos abertos, microsserviços, plataformas e blockchain também são considerações importantes. Na manufatura, os provedores ainda estão amplamente focados em atualizar os sistemas SAP-ECC legados para o SAP S/4HANA e migrá-los para a nuvem. A maioria das empresas de manufatura no Brasil ainda está em busca dos caminhos para tirar vantagem de avanços como nuvem, Internet das Coisas e integração da cadeia de suprimentos, aponta  o estudo.

O Relatório de Quadrantes de Serviços de ADM de Nova Geração da ISG - Brasil avaliou as capacidades de 33 provedores de ADM que atendem esse mercado em cinco quadrantes: Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas de Próxima Geração; Desenvolvimento Ágil; Teste Contínuo; Next-gen ADM para Mercado Bancário, Serviços Financeiros e Seguros; e Next-gen ADM para Manufatura. A IBM foi nomeada líder em quatro dos cinco quadrantes, enquanto que Accenture, Capgemini, NTT DATA/Everis e Wipro foram nomeados em três quadrantes.

Outros relatórios do recém-lançado Next-gen ADM ISG Provider Lens avaliam fornecedores globais e Estados Unidos, e outro relatório será emitido em breve sobre provedores que atendem os mercados da Europa, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Pan América. Os relatórios estão disponíveis para assinantes do ISG Insights™ ou para uma compra imediata no site do ISG.

Uma versão customizada do relatório global é disponibilizada pela empresa Cognizant.

Sobre o Provider Lens™ Quadrant Research da ISG
A série de pesquisas ISG Provider Lens™ Quadrant é a única avaliação de provedor de serviços do gênero a combinar pesquisas empíricas baseadas em dados e análises de mercado com a experiência e observações reais da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar a seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que atendem os EUA, Alemanha, Austrália, Brasil e Reino Unido, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para mais informações sobre a pesquisa ISG Provider LensTM, visite esta página web.

A série é um complemento para os relatórios da ISG Provider Lens Archetype reports, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores na perspectiva de tipos específicos de compradores. O relatório ISG Provider Lens Archetype para Next-Gen ADM será publicado no próximo mês.

Sobre a ISG
A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder de pesquisa de tecnologia e consultoria global. Sendo uma parceira de negócios confiável de mais de 700 clientes, incluindo 75 das 100 principais empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançarem excelência operacional e crescimento mais rápido. A firma é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, análise de nuvem e dados, consultoria de terceirização, serviços gerenciados de governança e de riscos, serviços de operação de redes, estratégia e projeto de operações tecnológicas, gestão de mudanças, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologias. Fundada em 2006 e sediada em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais e opera em mais de 20 países - uma equipe global reconhecida por seu pensamento inovador, influência no mercado, profunda especialização no setor e na tecnologia e capacidades de classe mundial de pesquisa e análise com base no mercado de dados mais completos do setor. Para mais informações, visite o endereço www.isg-one.com.

Logo - http://mma.prnewswire.com/media/454165/ISG_Logo.jpg

FONTE Information Services Group, Inc.

Voltar noticias em Português no Mundo