Artistas globais se reúnem para o Quinto Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda, o qual marca os 60 anos de cinematografia do icônico Xi'an Film Studio

Artistas globais se reúnem para o Quinto Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda, o qual marca os 60 anos de cinematografia do icônico Xi'an Film Studio

PR Newswire

XI'AN, China, 15 de outubro de 2018

XI'AN, China, 15 de outubro de 2018 /PRNewswire/ -- O Quinto Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda (SRIFF18) foi encerrado hoje com a comemoração do 60o. aniversário do "berço do Cinema Novo Chinês", o Xi'an Film Studio. O quinto festival SRIFF, o qual coincide com o aniversário da Iniciativa Cinturão e Rota, recebeu artistas e cineastas de todo o mundo para participarem na troca e na busca de oportunidades para darem nova vida ao icônico polo cinematográfico da China.

Artistas globais se reúnem para o Quinto Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda, o qual marca os 60 anos de cinematografia do icônico Xi’an Film Studio (PRNewsfoto/Silk Road International Film Fe)

Durante o festival, mais de 100 excelentes filmes nacionais e internacionais foram exibidos em 30 universidades, dez praças e 100 comunidades em Xi'an. O evento deste ano foi exclusivamente diferente dos eventos anteriores, com a adição de uma série de eventos paralelos, novos e interativos, os quais incluíram a Conferência de intercâmbio entre jovens diretores, o Debate sobre o cinema mundial e a masterclass com os cineastas.

Os filmes apresentados foram de um grande número de países ao longo da Rota da Seda, dentre eles, Rússia, Itália, Índia, França, Reino Unido, Polônia e outros. Após a primeira exibição, 18 finalistas foram identificados. Os vencedores do SRIFF18 incluíram:

Premiação do SRIFF 2018

Vencedor

Melhor longa metragem

Morrendo para Sobreviver (Dying to Survive) (2018)

O Insulto (L'insulte) (2017)

O 12o. Homem (Den 12. Mann) (2017)

Melhor filme de animação

O Azarão (언더독) (2018)

Melhor documentário

Balada Balbuciante (Stammering Ballad) (2018)

Melhor ator

Agatha Dominik, por sua atuação no filme Mais (Najlepszy) (2017)

Melhor atriz

Dasha Plahtiy, por sua atuação no filme A Queda (Strimgolov) (2017)

Prêmio especial

Dificuldades Temporárias (Временные трудности) (2018)

Para obter mais informações sobre o Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda, sobre as inscrições e sobre os vencedores deste ano, visite o endereço: http://silkroadfilmfestival.com/category/srff-2018-features/.

O festival deste ano foi extraordinário em sua quinta edição, com a exibição de algumas obras internacionais fantásticas de artistas talentosos. Para o cinema chinês, este ano é particularmente especial já que Xi'an também está celebrando o 60o. aniversário do icônico Xi'an Film Studio, que produziu clássicos como Adeus, Minha Concubina, o qual ganhou mais de 300 prêmios nacionais e internacionais.

Sobre o festival

O Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda (SRIFF), é realizado anualmente e alternado entre as cidades de Xi'an e Fuzhou. O festival se concentra no desenvolvimento de três plataformas distintas para o setor cinematográfico nacional e internacional: arte da apresentação, cooperação e comercialização, com o objetivo de promover maior interação entre os cineastas e cinéfilos nos países ao longo da Rota da Seda.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/769113/Silk_Road_International_Film_Festival.jpg

FONTE Silk Road International Film Festival

Voltar noticias em Português no Mundo