Sessão Anual de 2018 do Fórum Mundial sobre Assentamentos Humanos pede inovação urbana

Sessão Anual de 2018 do Fórum Mundial sobre Assentamentos Humanos pede inovação urbana

PR Newswire

BANGKOK, 2 de novembro de 2018

BANGKOK, 2 de novembro de 2018 /PRNewswire/ -- O Fórum Mundial sobre Assentamentos Humanos 2018 (Global Forum on Human Settlements, GFHS) foi realizado com sucesso em comemoração ao Dia Mundial das Cidades 2018, entre 30 e 31 de outubro no Centro de Conferências das Nações Unidas, em Bangkok. O evento de dois dias de duração e intitulado Advancing Urban Innovations to Achieve SDG 11 and New Urban Agenda (NUA) (Promovendo as inovações urbanas para cumprir o ODS 11 e a Nova Agenda Urbana - NUA), atraiu mais de 400 participantes de mais de 40 países, entre eles Hongjoo Hahm, funcionário encarregado da UNESCAP; o embaixador Anwarul K. Chowdhury, presidente do GFHS, ex-secretário geral adjunto e Alto Representante da ONU; funcionários de nível ministerial de Vanuatu, Tailândia, e de outros governos; prefeitos; especialistas, e líderes empresariais.

Representantes de vários setores anunciaram seu compromisso de apoio a cidades sustentáveis e resilientes. Os Prêmios Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis (SCHASA, sua sigla em inglês) foram concedidos a 36 ganhadores, entre eles Hua Hin, Tailândia; Indore, Índia; Kalundborg Symbiosis, Dinamarca; Qingdao Sino-German Ecopark, China; e Arcadis Shelter Program. Os premiados fizeram contribuições importantes para cidades e assentamentos humanos sustentáveis. 

O Fórum foi organizado pelo GFHS com o apoio da Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico das Nações Unidas, em colaboração com a Global One Belt One Road Association, a Federação para a Paz Universal e organizações interessadas.

O ODS 11 é a base do processo de localização de todos os 17 objetivos. O Fórum enfatizou o imenso potencial das cidades como promotoras da inovação e do crescimento green, e a grande importância de políticas e estratégias bem elaboradas para maximizar os benefícios das medidas locais. Preconizou uma parceria ampla, colaborativa, pragmática e com base na igualdade para quebrar a hierarquia política, econômica, social, geográfica e de gênero.

Um filme de animação em 3-D do Modelo Internacional de Cidade Verde (IGMC), baseado na vida da família SaSa, de três pessoas, apresentou uma representação visual da aparência de uma cidade mais verde. Uma sessão de treinamento foi realizada para facilitar a integração dos Padrões 3.0 do IGMC para planejamento e desenvolvimento urbano. Os Padrões são uma ferramenta de avaliação e planejamento para o desenvolvimento urbano sustentável, que oferece recursos técnicos e métodos de avaliação para implementação dos ODSs e da NUA em âmbito local.

O Fórum encerrou-se de forma produtiva ao definir o caminho a seguir daqui em diante e preconizar a localização dos ODSs e a transição para o crescimento verde através da economia circular, expandindo-se o financiamento para infraestrutura urbana sustentável, com gestão sustentável de água urbana, aplicando-se tecnologias inovadoras para cidades inteligentes, estabelecendo-se parcerias aprimoradas e criando modelos internacionais de cidades verdes.

FONTE Global Forum on Human Settlements (GFHS)

Voltar noticias em Português no Mundo