Defensora do fluxo dos rios, Dra. Jackie King, vence o Prêmio da Água de Estocolmo 2019

Defensora do fluxo dos rios, Dra. Jackie King, vence o Prêmio da Água de Estocolmo 2019

PR Newswire

ESTOCOLMO, 19 de março de 2019

ESTOCOLMO, 19 de março de 2019 /PRNewswire/ -- A Dra. Jackie King foi escolhida a vencedora do Prêmio da Água de Estocolmo de 2019 pelas suas contribuições revolucionárias à gestão global dos rios. Ela contribuiu para o avanço na compreensão científica dos fluxos da água, fornecendo ferramentas para que os tomadores de decisão avaliem os custos e benefícios reais do desenvolvimento do sistema fluvial. 

Jackie King

A Dra. King liderou o desenvolvimento das ferramentas como pesquisadora na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, e depois como Professora Honorária na Universidade do Cabo Ocidental. Com os seus colegas, ela criou métodos para demonstrar as implicações ecológicas e sociais das represas e do escoamento de rios.

Ao momento de receber a notícia do prêmio, a Dra. King disse: "Recebo a notícia com humildade, e acho isso estimulante e recompensador. Nunca quis empregos proeminentes, mas estava feliz trabalhando como cientista, livre para dizer o que achava que devia ser dito."

O seu compromisso com a conscientização do valor dos rios e sua importância para milhões de pessoas fez com que a Dra. King fosse muito considerada pelos acadêmicos e gestores de água no mundo todo. Na sua citação, o Comitê de Indicação observa que "a Dra. Jacqueline King, com rigor científico, dedicação altruísta e defesa eficaz, transformou a maneira como pensamos, falamos e trabalhamos com a água como um fluxo da vida e para a vida".  

O trabalho da Dra. King influenciou a Lei Nacional da Água de 1998 da África do Sul e está a servir como guia para cada vez mais governos e instituições no mundo todo. "Os governos que desenvolvem os seus recursos hídricos entendem os benefícios potenciais, mas não necessariamente os custos em termos de degradação dos rios. Podemos agora demonstrar esses custos ecológicos e sociais num nível semelhante de detalhes aos benefícios mostrados pelos planejadores. É um novo tipo de informação para ajudar aos governos a entenderem melhor as as soluções de compromisso e compensação envolvidas no desenvolvimento, enquanto decidem sobre seu futuro preferido", diz ela.

Torgny Holmgren, Diretor Executivo da SIWI, comenta que "a Dra. King ajudou aos tomadores de decisão a entender que os ecossistemas fluviais saudáveis não são um luxo, mas são a base para o desenvolvimento sustentável".

O prêmio é concedido pelo SIWI em cooperação com a Real Academia Sueca de Ciências, que é a responsável de avaliar as nomeações, e será apresentado por S.M. o rei Carl XVI Gustaf da Suécia, Patrono do Prêmio da Água de Estocolmo, numa cerimônia de premiação no dia 28 de agosto, durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo.

Nota aos editores

Sobre os Premiados: http://www.siwi.org/swp2019

Facebook: https://www.facebook.com/SIWIwater

Twitter: https://twitter.com/siwi_water hashtag: #SWP2019

Contato: Maria Skold, maria.skold@siwi.org, +46-720506033

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/835249/Stockholm_International_Water_Institute_SIWI.jpg

FONTE Stockholm International Water Institute SIWI

Voltar noticias em Português no Mundo