PR Newswire
NUR-SULTAN, Cazaquistão, 16 de maio de 2019
NUR-SULTAN, Cazaquistão, 16 de maio de 2019 /PRNewswire/ -- Começou hoje, dia 16 de maio, o XII Fórum Econômico de Astana (AEF, na sigla em inglês), com o tema: "Inspirando crescimento: pessoas, cidades, economias".
Na sessão plenária do AEF-2019, o primeiro presidente da república do Cazaquistão - Elbasy Nursultan Nazarbayev anunciou que a transformação digital está mudando a face de nossa economia familiar e que o capital humano criativo móvel está se tornando o principal impulsionador do crescimento. "Até 2030, cerca de 375 milhões de pessoas em todo o mundo precisarão passar por treinamento e mudar de profissão", declarou Nazarbayev.
Ele também declarou que até 2050, 7 de cada 10 pessoas serão cidadãos urbanos residindo em cidades. "Portanto, os investimentos agora não mais tratam de países, mas cidades", explicou Nazarbayev.
A diretora-administrativa do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, expressou que "embora esperemos uma redução em tensões globais nos próximos seis meses, não podemos ter certeza disso. Esperamos que as tensões que existem no momento sejam aliviadas por certas razões. E sua mediação, talvez, Sr. presidente Nursultan, ajudará nisso".
A respeito da tecnologia: "Estamos desenvolvendo uma inteligência artificial que mudará completamente nossa vida", declarou o presidente da república da Armênia, Armen Sarkissian.
"As inovações têm a ver com a expansão do capital humano. Para atingir o sucesso nesse sentido, devemos solidificar plataformas educativas e treinar profissionais qualificados", observou o vice-primeiro-ministro do conselho do estado da república popular da China Han Zheng.
"Toda nação pode se beneficiar do crescimento econômico global", declarou o economista prêmio Nobel (2018) e principal economista do Banco Mundial (2016–2018) Paul Romer.
Enquanto isso, o presidente do Conselho do Sberbank, Herman Gref, garante que "Se você não começou ontem, então hoje você já está atrasado".
O AEF deste ano é sem precedentes. Em dois dias, mais de 50 sessões e eventos ocorrerão – é um número recorde para a história de 12 anos do AEF. Além disso, pela primeira vez, alunos e juventude têm a oportunidade de participar das Palestras do AEF e conhecer laureados do Nobel e políticos. Também pela primeira vez, uma mesa redonda foi realizada com a participação do Fundo Monetário Internacional para ministros de finanças e governadores dos bancos centrais dos países, bem como o primeiro fórum do Cazaquistão sobre as metas de desenvolvimento sustentáveis das Nações Unidas.
Amanhã, o Fórum continua.
http://astanaeconomicforum.org
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/888411/Astana_Economic_Forum_Logo.jpg
FONTE Astana Economic Forum