PR Newswire
REUS, Espanha, 1 de julho de 2019
REUS, Espanha, 1 de julho de 2019 /PRNewswire/ -- Um recente estudo, apoiado parcialmente pelo INC e publicado na revista Nutrients1, observou um aumento significativo na função erétil depois do consumo de 60g por dia de castanhas.
Fatores de risco de estilo de vida tais como o fumo e o estresse podem influenciar a disfunção erétil através dos sistemas vascular e nervoso. Esse estudo explorou o efeito da suplementação com castanhas na função erétil.
Quarenta e três homens saudáveis, com idades entre 18 e 35 anos, participaram de um "grupo da castanha" e consumiram uma dieta comum no estilo ocidental suplementada com 60g por dia de castanhas variadas cruas (30g de nozes, 15g de amêndoas e 15g de avelãs), e quarenta participantes formaram um "grupo de controle" e seguiram a dieta comum no estilo ocidental, porém evitaram o consumo de castanhas durante o acompanhamento de 14 semanas. Os níveis de óxido nítrico e de E-seletina (dois biomarcadores da função erétil endotelial) foram medidos. Os participantes também responderam ao questionário do Índice Internacional da Função Erétil (IIEF – International Index of Erectile Function), o qual avaliou, através de quinze perguntas, a influência das castanhas na função erétil.
Os resultados do questionário mostraram um significativo aumento em alguns dos parâmetros da função erétil no grupo que recebeu suplemento de castanhas. O estudo, conduzido pelo Dr. Albert Salas-Huetos e liderado pela Dra. Mònica Bulló da Universidade Rovira i Virgili, na Espanha, concluiu que uma dieta no estilo ocidental, suplementada com castanhas variadas, pode ajudar a melhorar a função erétil.
"Este é o maior ensaio clínico aleatório, feito até a data, para análise do efeito da suplementação com castanhas na função erétil e sexual em participantes sem disfunção erétil", declarou a Dra. Mònica Bulló.
Sobre o Conselho Internacional de Castanhas e Frutas Secas (INC - International Nut & Dried Fruit Council)
O INC é a organização de controle para o setor de castanhas e frutas secas. Seus membros incluem mais de 800 empresas do setor de castanhas e frutas secas de mais de 80 países. Estima-se que o grupo associado ao INC represente mais de 85% do valor comercial na "saída para exploração" do setor de castanhas e frutas secas de todo o mundo. A missão do INC é estimular e facilitar o crescimento sustentável do setor global de castanhas e frutas secas. O INC é a organização internacional líder em saúde, nutrição, estatísticas, segurança alimentar e padrões internacionais e regulamentações em relação às castanhas e frutas secas.
1 Salas-Huetos, A., Muralidharan, J., Galiè, S., Salas-Salvadó, J., & Bulló, M. (2019). Efeito do consumo de castanhas na função erétil e sexual em homens saudáveis: uma análise secundária do resultado do Ensaio Controlado Aleatório FERTINUTS (Effect of Nut Consumption on Erectile and Sexual Function in Healthy Males: A Secondary Outcome Analysis of the FERTINUTS Randomized Controlled Trial). Revista Nutrients, 11(6), 1372.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/930803/INC_Nut_and_Dried_Fruit_Council.jpg
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/841367/INC_Logo.jpg
FONTE INC International Nut and Dried Fruit Council