Comitê Superior da Fraternidade Humana nomeia rabino M. Bruce Lustig como membro

Comitê Superior da Fraternidade Humana nomeia rabino M. Bruce Lustig como membro

PR Newswire

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 17 de setembro de 2019

ABU DHABI, Emirados Árabes Unidos, 17 de setembro de 2019 /PRNewswire/ -- O Comitê Superior da Fraternidade Humana anunciou a inclusão do rabino sênior da Congregação Hebraica de Washington, M. Bruce Lustig, como um de seus membros. O órgão passa a contar com um total de oito integrantes dedicados à realização dos objetivos estabelecidos no Documento sobre a Fraternidade Humana. 

O rabino M. Bruce Lustig expressou sua profunda gratidão à Sua Santidade o Papa Francisco e ao Dr. Ahmed At-Tayeb, grande imã de Al-Azhar, pelo apoio e encorajamento ao trabalho do Comitê e por seus esforços sinceros em realizar a sagrada missão do Documento sobre a Fraternidade Humana. Ele agradeceu ao Comitê a sua nomeação como representante da fé judaica, expressando ter aceitado a função e estar satisfeito por testemunhar a assinatura da declaração histórica. 

"A minha esperança era de que este acontecimento pudesse ser um momento decisivo que trouxesse novas oportunidades de construir pontes entre líderes religiosos e comunidades, bem como promover paz e harmonia no nosso mundo fragmentado", disse o rabino M. Bruce Lustig. "Sinto-me honrado em me unir a pessoas tão estimadas que atuam para defender o amor contra o ódio, a justiça contra a injustiça e a fé contra o medo. Empoderados pelo conhecimento como filhos de Abraão de que todos são criados segundo a imagem divina, devemos buscar justiça e paz para todos os filhos de Deus. Que Deus dê a cada um de nós força e coragem para que proporcionemos harmonia, esperança, justiça e amor ao nosso mundo fragmentado, como prevê a Declaração sobre a Fraternidade Humana e como deseja a nossa fé comum em Deus."

Sua Eminência Miguel Angel Ayuso Guixot, presidente do Comitê Superior, recebeu o rabino M. Bruce Lustig como novo membro e declarou que "o Comitê acolhe todas as competências, personalidades religiosas e culturais e todos aqueles que contribuem para a concretização dos objetivos honrosos pelos quais foi criado o Documento sobre a Fraternidade Humana". Ele acrescentou que, no próximo período, o Comitê pretende se reunir com um conjunto de líderes e ícones importantes para coordenar as iniciativas e projetos que está implementando. 

M. Bruce Lustig é o rabino sênior da Congregação Hebraica de Washington, onde atua há mais de 25 anos e liderou mais de 2.800 reuniões familiares, além de ocupar vários cargos de liderança em comunidades judaicas locais e internacionais. O rabino é um ativista social engajado e organizou a primeira cúpula abraâmica a ter reunido cristãos, judeus e muçulmanos nos Estados Unidos após os ataques de 11 de setembro. A cúpula levou à criação da primeira Mesa Redonda Abraâmica com o bispo John Chane, o professor Akbar Ahmed e o rabino M. Bruce Lustig, que dialogaram como um trio pela paz e pelo diálogo inter-religioso nos Estados Unidos. Lustig foi reconhecido pela revista Newsweek como "um dos rabinos mais influentes da América" e recebeu uma medalha de honra do rei Mohammed VI pela sua liderança na cooperação inter-religiosa.

O Comitê Superior foi formado para atingir os objetivos do "Documento sobre a Fraternidade Humana" e para desenvolver um quadro operacional para as metas e objetivos nele estabelecidos. Além disso, o Comitê cuida da realização de planos, programas e iniciativas para cumprir as disposições do Documento, que clama por paz e convivência mundial e por um futuro de prosperidade e tolerância para as próximas gerações.

As tarefas do Comitê Superior abrangem a supervisão da implementação do Documento em nível regional e internacional e a realização de reuniões internacionais com personalidades religiosas, vários líderes, chefes de organizações internacionais e outras partes relevantes. Além disso, o Comitê tem um papel central na supervisão de uma de suas primeiras iniciativas, a Casa da Família Abraâmica em Abu Dhabi, que incorpora a relação entre as três fés abraâmicas e proporciona uma plataforma de diálogo, compreensão e coexistência entre as religiões.

Para obter mais informações sobre o Comitê Superior da Fraternidade Humana, acesse www.forhumanfraternity.org 

FONTE The Higher Committee for Human Fraternity

Voltar noticias em Português no Mundo