PR Newswire
RIO DE JANEIRO, 4 de outubro de 2019
RIO DE JANEIRO, 4 de outubro de 2019 /PRNewswire/ -- O Grupo PetraGold, sediado no Rio de Janeiro e com escritório em São Paulo, atua no setor de serviços financeiros e estruturou sua área de Compliance para dar suporte às diversas áreas de atuação, dentre elas uma gestora de recursos de terceiros.
"A estrutura de Controles Internos do Grupo foi criada para assegurar os altos padrões de integridade e valores éticos da Administração, garantir conformidade com leis e regulamentos dos órgãos fiscalizadores, além de orientar as diversas áreas a seguir políticas e procedimentos internos estabelecidos", explica Ana Bezerra, Diretora de Compliance, que foi contratada para estruturar a área do Grupo PetraGold.
A importância do Compliance vem ganhando destaque. Diante dos escândalos de corrupção envolvendo organizações brasileiras de diversos portes e segmentos, a necessidade de estruturação da área de Compliance e suas regras, se tornou uma prioridade nas organizações, que encontram uma grande dificuldade: fazer com que, de fato, seus colaboradores se adaptem a essa nova realidade.
Muitas companhias ainda estão aprendendo a lidar com o tema. De acordo com a pesquisa de 'Maturidade do Compliance no Brasil', divulgada em 2018, pela consultoria KMPG, 54% das 450 empresas ouvidas, sendo a maioria (29%) com receita bruta de até R$ 90 milhões, afirmam que a área existe há, no máximo, três anos. Além disso, 9% afirmam não ter o departamento ou setor equivalente estabelecido.
"O desafio inicial é fazer com que as pessoas sigam as normas e procedimentos, mas com um trabalho de conscientização frequente feito com as equipes, enfatizando os pontos mais importantes, por meio de treinamentos e fácil acesso às políticas do Grupo, a cultura passa a mudar aos poucos", comenta Ana Bezerra.
Entretanto, para que tenha um funcionamento efetivo, a executiva explica que a área precisa de autonomia e independência, uma vez que seus principais objetivos são: reduzir riscos; otimizar processos; e assegurar que as políticas estejam sendo seguidas para proteger os ativos do Grupo.
É o departamento que analisa, por exemplo, a origem de valores recebidos pelas empresas do Grupo. "Para que a área funcione de forma independente, o profissional precisa ter liberdade para vetar decisões quando há, por exemplo, indícios de uma operação duvidosa", conclui Ana.
O Grupo PetraGold, que atua com serviços financeiros, foi fundado, em 2016, pelo empresário Eduardo Braule-Wanderley, no Rio de Janeiro. A primeira atividade da empresa foi o apoio ao crédito empresarial, com serviços de antecipação de recebíveis para pessoas jurídicas. Dois anos depois, a companhia ampliou sua participação no segmento com a abertura de uma corretora de seguros. Em 2019, a empresa passou a contar com uma gestora de recursos e iniciou a operação da GoldPay, para o oferecimento de serviços de meios de pagamento voltados para o pequeno e médio varejista com soluções e serviços financeiros integrados.
Para aproveitar a sinergia entre as diversas empresas do Grupo, foram formatados planos de serviços, com o nome Combos GoldPlus, que incluem, além dos meios de pagamentos, soluções e serviços financeiros integrados, como Conta Digital e Cartão Pré-pago, assistências, seguros e outros benefícios.
Ademais, a PetraGold viu a necessidade de ampliar seus horizontes, além dos centros no eixo Rio-São Paulo e criou um modelo de franquia, chamada 'Franquia GoldPlus'.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1005130/Ana_Bezerra.jpg
FONTE Grupo PetraGold