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RIO DE JANEIRO, 7 de outubro de 2019
RIO DE JANEIRO, 7 de outubro de 2019 /PRNewswire/ -- Das 2,621 milhões de empresas abertas entre julho de 2018 e junho deste ano, 2,255 milhões são CNPJ enquadrados como MEI (Microempreendedores Individuais), profissionais autônomos que faturam até R$ 6.750,00 mensais. O mais recente retrato do titular de um MEI é de um homem (54,95%), jovem de até 35 anos (52%), com renda de até 4 salários mínimos (65,83%), que participa de uma família formada por até três pessoas (75,32%). Os dados são da BigData Corp, que apurou informações sobre empresas abertas entre julho de 2018 e junho (inclusive) de 2019.
"Os MEIs respondem, basicamente, por três perfis majoritários: pequenos negócios que estão se formalizando, novos serviços que estão surgindo e jovens que abrem suas próprias empresas como uma saída para fazer frente ao desemprego", explica Thoran Rodrigues, CEO e fundador da BigData Corp, responsável pelo levantamento.
Rodrigues chama a atenção para a renda familiar do empresário MEI que, em 7 de cada 10 casos, não supera os 4 salários mínimos. Nas demais empresas, em 7 de cada 10, a renda familiar dos sócios é superior a 10 salários mínimos", comenta.
Arrimos de família
Quando se observa a renda individual dos novos titulares de MEIs, 65,83% auferem até 4 salários mínimos. Já, quando se avalia o conjunto dos demais CNPJs abertos recentemente, 99,02% têm renda acima de 4 salários mínimos; e 69,78% acima de 10 salários mínimos. "Estamos falando de pessoas provenientes de famílias de renda modesta, cuja contribuição financeira tem um papel decisivo no orçamento familiar", afirma o especialista.
Outras descobertas do levantamento indicam que o MEI tem pouca experiência em outras atividades, mas, em compensação, é muito mais "digital". "Vimos que em 40,51% desses microempreendedores individuais jamais trabalharam antes – seja em seu negócio próprio, ou em outros -, enquanto 38,31% deles tiveram uma única experiência profissional antes de obter o seu CNPJ. Em contraste, apenas 15,78% dos titulares de empresas tradicionais recém-abertas não trabalharam formalmente antes de abrir o seu negócio e 29,07% tiveram uma única experiência profissional antes de abrirem o seu negócio", relata o CEO da BigData Corp.
Pegada digital
O engajamento digital dos empresários foi medido levando em conta a intensidade de uso da internet, plataformas digitais, mídias sociais e aplicativos diversos, incluindo os de entretenimento. Numa escala de A a H, 87,65% dos MEIs concentram-se nos estágios de maior engajamento, ou seja, nas categorias A e B. Já, os demais empresários somam 11 pontos percentuais a menos nessas categorias.
"Esses dados nos levam a perguntar: será que essas pessoas são mais empreendedoras porque são digitais, ou por serem mais empreendedoras foram obrigadas a serem mais digitais para competir melhor?", pergunta-se o fundador da BigData Corp. "Tanto faz. O importante é o mercado saber que esse empreendedor tem essa característica e que busca resolver boa parte de seus desafios empresariais e de sua vida pessoal com o auxílio da internet", complementa.
Formação tradicional
Curiosamente, no entanto, entre os titulares formados, as primeiras profissões dos MEIs pouco têm a ver com serviços digitais. "Ainda que seus titulares tenham um alto engajamento digital, lideram negócios tradicionais mesmo,", afirma Rodrigues. Administradores de empresas representam 12,80% dos MEIs formados e advogados respondem por 6,13%. Ciências Contábeis é o curso que figura em terceiro lugar, com 4,97%. No caso das demais empresas, os mesmos cursos também lideram, nas mesmas posições, com uma participação, respectivamente, de 12,14%, 10,56% e 6,88%. Já, as atividades que normalmente seriam associados às startups, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação ou Ciência da Computação aparecem, entre as MEIs, listados na décima segunda posição, e nas empresas tradicionais, a partir da 16ª posição.
Sala de aula no lap top
O que varia bastante entre os dois tipos de empreendedorismo – MEIs e empresas tradicionais – é o tipo de educação de seus titulares. Enquanto 17,88% dos MEIs que estudam o fazem em cursos a distância, essa proporção cai praticamente à metade (9,3%) no grupo dos sócios das demais empresas.
"Mas o índice mais curioso dos MEIs, com toda a certeza, diz respeito à incidência de óbitos de seus titulares. Ele é perto de quatro vezes menor do que a dos negócios tradicionais", aponta Rodrigues, gracejando. "Notamos que, no período monitorado pelo estudo, de julho de 2018 a junho de 2019, ele era de 0,05% entre as MEIs e de 0,2% entre os demais empresários. Certamente, devido ao fato de, na média, serem mais jovens", conclui o responsável pelo levantamento.
Confira abaixo os estados e as cidades campeões em empreendedorismo nas duas categorias:
Estados campeões | |||
MEIs | Outras empresas | ||
SP | 33,1295% | SP | 36,18% |
RJ | 11,5553% | RJ | 10,49% |
MG | 10,6361% | MG | 9,11% |
PR | 6,6430% | PR | 7,94% |
RS | 6,0553% | RS | 6,35% |
BA | 4,6233% | SC | 5,11% |
SC | 4,3222% | BA | 3,89% |
GO | 3,4185% | GO | 3,50% |
PE | 2,7726% | DF | 2,27% |
CE | 2,2139% | PE | 2,18% |
Cidades líderes | |||||
MEIs | Outras empresas | ||||
SAO PAULO | SP | 11,560% | SAO PAULO | SP | 16,912% |
RIO DE JANEIRO | RJ | 5,698% | RIO DE JANEIRO | RJ | 6,354% |
BELO HORIZONTE | MG | 2,568% | CURITIBA | PR | 2,979% |
SALVADOR | BA | 1,934% | BELO HORIZONTE | MG | 2,948% |
CURITIBA | PR | 1,887% | BRASILIA | DF | 2,264% |
BRASILIA | DF | 1,531% | GOIANIA | GO | 1,840% |
GOIANIA | GO | 1,291% | SALVADOR | BA | 1,829% |
PORTO ALEGRE | RS | 1,248% | PORTO ALEGRE | RS | 1,774% |
FORTALEZA | CE | 1,199% | FORTALEZA | CE | 1,282% |
CAMPINAS | SP | 1,027% | CAMPINAS | SP | 1,230% |
Metodologia
A BigData Corp recolheu dados das bases oficiais do governo e os cruzou com outros - obtidos de pesquisas processadas semanalmente, na ordem de 15 petabytes - sobre os titulares de CNPJs abertos entre os meses julho de 2018 a junho (inclusive) de 2019. Foram expurgados do cadastro as empresas inativas, assim como categorias que não representam tipicamente o empreendedorismo, como os CNPJs de advogados, candidatos a eleições, ordens religiosas, condomínios, fundos de investimentos e afins.
Sobre a BigData Corp.
A BigData Corp. é a plataforma de dados líder no mercado de big data no Brasil e na América Latina, capturando conteúdo de mais de 1,5 bilhão de sites de todo o mundo e transformando esse conteúdo em informações relevantes para atender a empresas de todos os portes e segmentos. A empresa é brasileira, fundada em 2013, com escritórios no Rio de Janeiro (sede) e em São Paulo. Conheça mais sobre a BigData Corp. acessando www.bigdatacorp.com.br
FONTE BigData Corp