JA Solar obtém da Shin-Etsu Chemical licenciamento de direitos de propriedade intelectual sobre lâminas de silício dopadas com gálio para aplicações de células solares

JA Solar obtém da Shin-Etsu Chemical licenciamento de direitos de propriedade intelectual sobre lâminas de silício dopadas com gálio para aplicações de células solares

PR Newswire

PEQUIM, 10 de outubro de 2019

PEQUIM, 10 de outubro de 2019 /PRNewswire/ -- A JA Solar chegou a um acordo com a Shin-Etsu Chemical do Japão para o licenciamento da propriedade intelectual sobre o uso de lâminas de silício dopadas com gálio em aplicações de células solares. A Shin-Etsu Chemical detém uma série de patentes de dopagem com gálio em cristais de silício e de utilização de lâminas de silício cristalino do tipo P dopadas com gálio para produzir células solares. A cerimônia oficial de assinatura do acordo ocorreu recentemente em Tóquio e concedeu efetivamente à JA Solar os direitos de propriedade intelectual referentes a várias nações e regiões abrangidas pelas patentes.

É bem sabido que as células solares que utilizam lâminas de silício do tipo P dopadas com boro há muito tempo sofrem uma degradação induzida pela luz após a iluminação inicial. Com a adoção da estrutura celular PERC nos últimos anos, o problema da degradação induzida pela luz associada a células solares feitas de lâminas de silício dopadas com boro ficou mais grave. A utilização de lâminas de silício dopadas com gálio pode efetivamente mitigar esse problema. Ela assegura que o desempenho dos módulos fotovoltaicos montados com células solares baseadas em lâminas de silício do tipo P seja mais estável e superior na geração de energia em longo prazo.

"A utilização de lâminas de silício dopadas com gálio para aplicações de células solares resulta definitivamente em um melhor desempenho das células e dos módulos fotovoltaicos, bem como na melhoria da confiabilidade em longo prazo", observou o presidente do Conselho de Administração da JA Solar, o Sr. Jin Baofang. "Detentora de patentes de várias tecnologias de ponta, inclusive de tecnologia bifacial PERC na China e em outros países, a JA Solar beneficia-se e sempre apoia a proteção da propriedade intelectual. Apreciamos profundamente a Shin-Etsu Chemical por conceder à JA Solar os seus direitos de propriedade intelectual sobre a tecnologia de silício cristalino dopado com gálio, o que é um passo importante para a JA Solar na introdução de tecnologia avançada e no apoio à proteção da propriedade intelectual da indústria. A JA Solar continuará desenvolvendo e fornecendo produtos fotovoltaicos de alto desempenho e soluções de energia limpa aos clientes em todo o mundo por meio da inovação tecnológica e da melhoria contínua do desempenho."

FONTE JA Solar Co., Ltd.

Voltar noticias em Português no Mundo