Cryopraxis participa de discussões para regulamentação de Produtos de Terapia Avançada no Brasil

Cryopraxis participa de discussões para regulamentação de Produtos de Terapia Avançada no Brasil

PR Newswire

RIO DE JANEIRO, 9 de dezembro de 2019

RIO DE JANEIRO, 9 de dezembro de 2019 /PRNewswire/ -- A Cryopraxis, primeiro e maior banco de armazenamento de células-tronco do cordão umbilical e placentário do país, traçou sua trajetória de quase duas décadas investindo na transformação de pesquisa em produtos e serviços inovadores para a melhoria da vida humana. Responsável pelo congelamento, processamento e armazenamento de amostras de mais de 40 mil clientes, ocupando a liderança absoluta do segmento, a Cryopraxis agora participa de discussões para a regulamentação da produção e da comercialização de Produtos de Terapia Avançada (PTA) no Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as terapias avançadas constituem produtos biológicos obtidos a partir de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação, além de produtos de terapia gênica que regulam ou alteram uma sequência genética das células, com o objetivo de tratar, prevenir ou diagnosticar uma doença. 

Para a Dra. Carolina Cruz, do Conselho Médico-Científico da Cryopraxis, esses produtos são uma grande promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis no mercado.

– É importante fomentarmos o debate sobre o assunto, abordando ainda os avanços da Medicina Regenerativa, nos quais princípios de engenharia e de ciências da vida promovem a substituição ou a regeneração de células, tecidos ou órgãos com objetivo de restaurar as funções normais do organismo. E é pensando nessa revolução na Saúde que a Cryopraxis trabalha, a fim inovar, prolongar e melhorar a vida humana – garante a médica, que tem participado de encontros, congressos e cursos de especialização no tema em diversas partes do país.

Os Produtos de Terapia Avançada têm atualmente a regulamentação formada pela RDC 214/2018, que dispõe sobre a adoção de boas práticas na utilização de células humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica, e pela RDC 260/2018, que estabelece critérios para a realização de pesquisas clínicas na área das terapias celular e gênica. O desafio da Anvisa agora é publicar o marco regulatório nacional para PTA, com a definição de requisitos como a anuência de registro e pós-registro desses produtos.

– Este marco regulatório irá assegurar a qualidade, a segurança e a eficácia destes novos produtos e, desta forma, garantir acesso seguro aos futuros usuários, como já ocorre em países da Europa e nos Estados Unidos, onde já há uma série de Produtos de Terapia Avançada sendo produzidos, comercializados e beneficiando milhares de pessoas.

CONTATO: www.cryopraxis.com.br, Tel: 2141-7777

FONTE Cryopraxis

Voltar noticias em Português no Mundo