Adoção bem-sucedida da UDBIE e o estabelecimento da OEC cumprem a missão da Fundação de Assistência à Educação

Adoção bem-sucedida da UDBIE e o estabelecimento da OEC cumprem a missão da Fundação de Assistência à Educação

PR Newswire

GENEBRA, 2 de março de 2020

GENEBRA, 2 de março de 2020 /PRNewswire/ -- A Fundação de Assistência à Educação (ERF – Education Relief Foundation) foi estabelecida em 2016, com uma missão clara e ambiciosa: desenvolver, promover e incorporar o então nascente conceito de Educação Balanceada e Inclusiva (BIE – Balanced and Inclusive Education).

Para ver o press release em multimídia, clique em https://www.multivu.com/players/uk/8697451-adoption-udbie-establishment-oec/

Para cumprir essa missão, a ERF organizou, primeiramente, uma série de Encontros Regionais de Consulta no Sudeste Asiático, África, América Latina, Caribe e Europa, reunindo as experiências e recomendações de interessados de diversos setores (incluindo ministros da educação, acadêmicos e sociedade civil internacional), em 2017. As recomendações regionais foram apresentadas no "I ForumBIE 2030", em dezembro de 2017, no qual a ERF recebeu a incumbência internacional de desenvolver um Guia Global de Ética, Princípios, Políticas e Práticas para a Educação Balanceada e Inclusiva, com base nas consultas.

Menos de um ano mais tarde, em novembro de 2018, a ERF promoveu, com o ministro da Educação do México, o "II ForumBIE 2030" na Cidade do México, no qual o Guia Global foi lançado. O "II ForumBIE 2030" foi concluído com a emissão de uma Chamada Internacional para a Educação Balanceada e Inclusiva, expressando a aspiração coletiva de seus 41 signatários – constituídos por 671 ministros da Educação, órgãos acadêmicos e organizações da sociedade civil. A ICBIE atribuiu à ERF, como promotora do "ForumBIE 2030", a função de redigir uma versão preliminar da Declaração Universal da Educação Balanceada e Inclusiva da Educação Balanceada e Inclusiva, em um prazo de 18 a 24 meses, para que ela fosse assinada no "III ForumBIE 2030".

Apenas 14 meses mais tarde, a ERF promoveu, com o governo da República de Djibuti, o "III ForumBIE 2030 – Cúpula Internacional sobre a Educação Balanceada e Inclusiva" ("International Summit on Balanced and Inclusive Education"). Participaram do evento chefes de estado, ministros governamentais, organizações da sociedade civil e órgãos acadêmicos do Sul global. No "III ForumBIE 2030", a UDBIE foi adotada. Como resultado concreto imediato, a Organização para a Cooperação Educacional (OEC – Organisation of Educational Cooperation) foi criada por 27 países, 10 CSOs e órgãos acadêmicos, com o propósito de contribuir com o cumprimento dos compromissos contidos na UDBIE.

Dentro de quatro anos de sua criação, a ERF atingiu a posição única de ser capaz de afirmar, com orgulho, que cumpriu sua missão. Através de seus esforços de promoção, o conceito de Educação Balanceada e Inclusiva foi do primeiro esboço à consolidação, com uma visão compartilhada incorporada pela Declaração Universal. A criação da OEC, como uma organização internacional controlável pelos estados membros, incorporou a BIE dentro do programa internacional de educação e desenvolvimento.

Agora, a OEC está mais bem posicionada para assegurar o desenvolvimento da BIE, como a fundação para um futuro sustentável, equitativo e inclusivo para todos.

Com a satisfação de haver cumprido seu dever, a ERF irá concluir suas atividades com a conclusão do projeto-piloto da BIE, em junho de 2020. O relatório desse projeto será publicado no website da ERF, que continuará sendo um repositório valioso para maior uso e desenvolvimento.

A Fundação de Assistência à Educação (ERF – Education Relief Foundation) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, sediada em Genebra, que se dedica a desenvolver, promover e incorporar a educação balanceada e inclusiva, através do desenvolvimento de políticas, construção de capacidade e envolvimento da sociedade civil, entre outras atividades.

A Organização de Cooperação Educacional (OEC – Organisation of Educational Cooperation) é uma plataforma e um instrumento de cooperação intelectual, técnica, financeira e de solidariedade entre os estados-membros, bem como de seus membros associados. Como estabelecido por sua Carta Constitutiva, o propósito da OEC é "contribuir para a transformação social equitativa, justa e próspera das sociedades, por promover a educação balanceada e inclusiva, a fim de atingir os direitos fundamentais à liberdade, justiça, dignidade, sustentabilidade, coesão social e segurança material e imaterial para os povos de todo o mundo".

Logo: https://mma.prnewswire.com/media/1029418/ERF_Logo.jpg
Foto: https://mma.prnewswire.com/media/1095205/Constitutive_Charter_of_OEC.jpg

 

On 29 January 2020, the Constitutive Charter of the Organisation of Educational Cooperation (OEC) was signed by 26 States and 10 civil society or academic bodies, laying the foundation for the establishment of a new Intergovernmental Organisation promoting and supporting Balanced and Inclusive Education, within and among States, as a necessary condition to achieve sustainable development."

 

The Education Relief Foundation logo

Para obter mais informações, contate:
Etienne Lacombe-Kishibe, diretora de Mídia e Comunicação; e-mail  e.kishibe@educationrelief.org ou info@oec-oce.org| telefone 0041-22-920-0859 | celular 0041-79-864-2692.

FONTE The Education Relief Foundation

Voltar noticias em Português no Mundo