Internet para Todos Perú (Telefónica, Facebook, CAF e BID em conjunto) implanta centenas de centros OpenRAN da Parallel Wireless na América Latina

Internet para Todos Perú (Telefónica, Facebook, CAF e BID em conjunto) implanta centenas de centros OpenRAN da Parallel Wireless na América Latina

Visão de automação de data center reduz custos com implantação e acelera o ciclo de desenvolvimento e implantação da rede

PR Newswire

NASHUA, New Hampshire, 2 de março de 2020

NASHUA, New Hampshire, 2 de março de 2020 /PRNewswire/ -- A Parallel Wireless, Inc., empresa líder em OpenRAN nos Estados Unidos, anunciou hoje a implantação de centenas de zonas 4G OpenRAN virtualizadas programáveis para fornecer banda larga móvel na América Latina por meio da Internet para Todos Perú (IpT Peru), uma nova empresa lançada em maio de 2019 e de propriedade da Telefónica, do Facebook e dos bancos IDB Invest e CAF. A IpT Peru tem como objetivo fornecer conectividade à Internet para usuários em regiões remotas do Peru. Tradicionalmente, o alto investimento e custo operacional e também a complexidade da implantação de distribuição de baixa densidade têm impedido as operadoras de internet móvel de disponibilizar cobertura para essas áreas. Além disso, a evolução tecnológica tem sido concentrada na capacidade de redimensionamento urbano e não na criação de soluções eficientes de redução de escala em áreas com menor população.

Rede OpenRAN de âmbito nacional da Parallel Wireless no Peru com a IpT.

Até hoje, a IpT Peru já implantou centenas de novas zonas no Peru usando a arquitetura OpenRAN totalmente virtualizada e automatizada da Parallel Wireless.

Essa tecnologia oferece muito mais flexibilidade e agilidade para a implantação e gestão de uma rede de acesso de telecomunicações. O OpenRAN Controller da Parallel Wireless cria um ecossistema aberto multifornecedor e multioperadora de componentes interoperáveis para vários elementos de RAN e diferentes fornecedores. Todas as novas unidades de rádio são autoconfiguradas pelo software, o que reduz a necessidade de intervenção manual. A capacidade de auto-otimização se aplica a diferentes RANs na rede da IpT Peru, utilizando dados de RAN disponíveis de todos os tipos de RAN (macros e pequenas células). Isso cria um modelo aberto de negócios em que as operadoras de internet móvel podem fazer parcerias com empresas locais que se concentram na cobertura rural a fim de permitir uma estrutura de custos enxuta que se adapte ao caso de negócios voltado à cauda longa de simplicidade operacional e sem fio. 

Em contrapartida, a abertura e a virtualização também exigem níveis incrementais de complexidade que precisam ser geridos para capturar o valor e não criar novos problemas para as operadoras. Com isso em mente, a IpT Peru, a Telefónica e a Parallel Wireless definiram e implementaram um modelo operacional baseado nos princípios de data center com integração e entrega contínuas (CI/CD) que ajuda a acelerar a introdução de novas funcionalidades no mercado com mais rapidez e segurança do que nunca e de uma forma mais fácil e automatizada. Essa abordagem ajudou a estabelecer um novo modelo operacional para reduzir as despesas operacionais da IpT Peru e permitir o gerenciamento de ciclos de produtos muito mais rápidos, como também acelerar a implementação de novas aplicações em cenários de cobertura e capacidade.

A abordagem preditiva e automatizada baseada em CI/CD desenvolvida pela Telefónica e utilizada para certificar o OpenRAN Controller 4G e o pacote de software de rede da Parallel Wireless, diferentemente da abordagem herdada de otimização reativa, melhora o tempo de entrada de novas funcionalidades de software no mercado e a experiência do usuário.

Frases de apoio

Renan Ruiz, diretor de tecnologia, IpT
"Selecionamos o OpenRAN da Parallel Wireless para nos ajudar a reduzir nossos custos de implantação de rede por meio de desagregação de hardware e software, virtualização de RAN e núcleo e automação de rede com SON em tempo real para implantações em toda a América Latina e disponibilidade de 5G. A Telefónica foi pioneira na adoção de arquiteturas baseadas em nuvem e modelos CI/CD. Com entrega e implementação contínuas proporcionadas pelo software Parallel Wireless, podemos automatizar implementações de rede, e facilitar com o pressionar de um botão a entrega na nossa rede dos mais novos recursos e das mais novas funções. Isso nos permite fornecer aos nossos clientes novas capacidades com a velocidade do software."

Steve Papa, fundador e CEO da Parallel Wireless
"Como um provedor inovador de comunicação, a Telefónica entende o verdadeiro potencial do software, da virtualização e da abertura. Estamos orgulhosos de termos sido selecionados para essas implantações na América Latina a fim de fornecer serviços sem fio de qualidade a usuários finais e empresas com uma melhor comunicação e colaboração entre os grupos de "desenvolvimento" e "operações" e com a possibilidade do modelo operacional baseado em CI/CD. Nosso objetivo final é ajudar as operadoras de internet móvel globais a desenvolver e lançar software em alta velocidade, sem fazer grandes investimentos de capital ou incorrer em custos de manutenção contínua associados a implantações de redes herdadas. Isso fará com que as operadoras de internet móvel se tornem empresas de telecomunicação totalmente virtualizadas baseadas em modelos CI/CD para automatizar implantações, poupar despesas operacionais e fornecer novos serviços mais rapidamente."

Sobre a Parallel Wireless
A Parallel Wireless é a única empresa sediada nos EUA a desafiar os fornecedores preexistentes mundiais com a única solução OpenRAN unificada baseada em software ALL G (5G/4G/3G/2G) do mercado. Com seu software de rede baseado em nuvem, ela redefine a economia de rede para operadoras móveis globais, em implantações de cobertura e capacidade, como também abre o caminho para a 5G. A empresa atua com mais de 60 operadoras líderes em todo o mundo. A inovação e a excelência da Parallel Wireless em soluções de RAN multitecnologia e virtualizadas abertas foram reconhecidas com mais de 70 prêmios do segmento. Para mais informações, visite: www.parallelwireless.com. Conecte-se com o Parallel Wireless no LinkedIn e no Twitter.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1096813/Parallel_Wireless.jpg

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1004727/PW_FullColor_CMYK_Logo.jpg

Parallel Wireless logo. (PRNewsfoto/Parallel Wireless)

FONTE Parallel Wireless

Voltar noticias em Português no Mundo