PR Newswire
LONDRES, 2 de março de 2020
LONDRES, 2 de março de 2020 /PRNewswire/ -- Os índices de fraude e crime econômico permanecem em patamares recordes, impactando as empresas de mais maneiras do que nunca. A pesquisa bianual da PwC sobre crimes nas empresas indica que a fraude cometida por clientes encabeça a lista de todos os crimes ocorridos, com índice de 35% em comparação com os 29% registrados em 2018. As empresas relatam que a fraude de clientes e os crimes cibernéticos são os crimes com maior nível de disrupção.
Embora a fraude cometida por clientes esteja aumentando, ela é também um dos tipos de fraude que podem ser evitados de maneira eficaz utilizando-se recursos dedicados, processos robustos e tecnologia.
Em âmbito mundial, todas as regiões registraram fraudes de clientes nos últimos dois anos, e os dois maiores aumentos ocorreram no Oriente Médio (de 27% para 47%) e na América do Norte (de 32% para 41%).
A Pesquisa Global sobre Fraude e Crimes Econômicos examina mais de 5.000 respostas de 99 países. Ela informa sobre os insights gerais de empresas que tiveram uma média de seis incidentes nos últimos dois anos. O estudo fornece insights sobre ameaças, custos da fraude e sobre o que as empresas precisam fazer para ter repostas proativas mais fortes.
O relatório destaca a importância da prevenção e mostra como investir nas habilidades e nas tecnologias mais adequadas pode ser vantajoso. Quase metade das empresas responderam aos crimes implementando e aumentando os controles, e 60% disseram que viram resultados positivos.
Porém, quase metade das que responderam à pesquisa não fizeram investigação alguma. Quase um terço delas comunicou o crime à sua diretoria, mas entre as empresas que fizeram investigações, quase 53% viram resultados positivos.
"A luta contra a fraude e os crimes econômicos não tem fim. É essencial chegar à raiz do problema para evitar fraudes no futuro e enfrentá-las. Isso pode ser feito por meio da tecnologia, de novos processos, habilidades e treinamento, ou com uma combinação desses elementos, e o resultado é uma empresa fortalecida como um todo contra o crime, o que é bom para o consumidor também", disse Kristin Rivera, líder global da área de forense da PwC.
Os criminosos: Quem está cometendo a fraude
A fraude atinge empresas por todos os ângulos –pode ser cometida por alguém de dentro da empresa ou de fora e, em muitos casos, existe conluio.
Como tomar medidas e estar preparado
Embora a tecnologia seja apenas uma parte da resposta no combate à fraude, a pesquisa revelou que mais de 60% das empresas estão começando a utilizar tecnologias avançadas como inteligência artificial e aprendizado de máquina para combater a fraude, a corrupção e outros crimes econômicos. Porém, as preocupações com a implementação de tecnologia são associadas ao custo, expertise insuficiente e recursos limitados. Vinte e oito por cento afirmam que têm dificuldade em ver o valor dessa implementação.
A vantagem de utilizar a tecnologia no combate à fraude é inegável, mas as empresas devem reconhecer que utilizar apenas a tecnologia não é o mesmo que ter um programa antifraude.
"Coletar os dados corretos é só o primeiro passo. É na maneira como esses dados são analisados que as empresas terão vantagens no combate à fraude. Elas geralmente não veem o valor na tecnologia quando não investem nas habilidades e nos conhecimentos certos para gerenciar isso", disse Kristin Rivera, líder global da área de forense da PwC.
Notas:
Sobre a PwC
Na PwC, nosso objetivo é contribuir para criar uma sociedade com mais confiança e resolver problemas importantes. Somos uma rede de firmas presentes em 157 países com mais de 276.000 pessoas que se dedicam a fornecer qualidade em serviços tributários, de consultoria e segurança. Veja detalhes e nos diga o que é importante para você visitando nosso site: www.pwc.com.
PwC refere-se à rede da PwC e/ou uma ou mais firmas que a compõem, e cada uma delas é uma entidade jurídica separada. Visite www.pwc.com/structure para saber mais.
© 2020 PwC. Todos os direitos reservados.
Contato:
Marian Diyaolu
Celular: +44-7483407064
E-mail: marian.diyaolu@pwc.com
FONTE PwC