Como o contrabando gera desemprego

Como o contrabando gera desemprego

A indústria de tabaco deixou de criar 27 mil vagas por causa das marcas clandestinas, segundo estudo da Oxford Economics

PR Newswire

SÃO PAULO, 16 de março de 2020

SÃO PAULO, 16 de março de 2020 /PRNewswire/ -- O contrabando de cigarros, que detém 57% do mercado de tabaco no Brasil segundo dados do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), fez com que a indústria legal deixasse de gerar 27 mil empregos diretos e indiretos no ano passado, segundo a consultoria Oxford Economics. Hoje, a indústria do tabaco gera 25,9 mil empregos no País, sendo 4 mil diretos, nas fábricas de tabaco que atuam no território brasileiro; 16,6 mil indiretos, nas cadeias de fornecimento que dão suporte às fábricas, como é o caso dos produtores de tabaco; e 5,3 mil induzidos. Esta última categoria compreende os benefícios econômicos em sentido amplo, que se dão quando os trabalhadores empregados por essas fábricas e também pelas empresas de suas cadeias de fornecimento gastam o que ganham, por exemplo, em lojas e estabelecimentos de lazer.

Segundo Marcos Casarin, economista da Oxford Economics, a inundação de cigarros contrabandeados no mercado brasileiro tem efeitos em cascata em toda a economia nacional e afeta sensivelmente a geração de empregos. "O impacto vai muito além do fechamento de fábricas no País e a redução dos postos de empregos diretos. A produção de cigarros requer a aquisição significativa de bens e serviços de terceiros, provenientes de todas as partes da economia. Estes terceiros, por sua vez, compram de outros fornecedores, que consomem de outros, sustentando atividades econômicas em todo o Brasil.", afirma o pesquisador, autor do estudo "A economia do mercado ilegal de tabaco no Brasil". De acordo com Casarin, o principal prejudicado com essa perda de empregos é o agricultor. "Ele é o mais afetado pelo contrabando de cigarros."

FONTE Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP)

Voltar noticias em Português no Mundo