PR Newswire
ESTOCOLMO, 23 de março de 2020
ESTOCOLMO, 23 de março de 2020 /PRNewswire/ -- O Dr. John Cherry irá receber o Prêmio da Água de Estocolmo de 2020 (Stockholm Water Prize 2020) pelas descobertas que revolucionaram nosso entendimento sobre a vulnerabilidade dos lençóis freáticos. Sua pesquisa despertou a conscientização sobre o aumento da contaminação dos lençóis freáticos em todo o mundo e resultou em métodos novos e mais eficientes de enfrentar o problema.
O Dr. John Cherry é uma destacada autoridade em ameaças de contaminação dos lençóis freáticos e o criador do campo acadêmico da hidrogeologia contaminante (contaminant hydrogeology), que estuda a lixiviação de produtos químicos e resíduos. Engenheiro geológico por formação, ele foi pioneiro em experimentos de campo altamente colaborativos e em novos métodos sistemáticos para monitorar, controlar e limpar lençóis freáticos contaminados. Isso forneceu percepções aguçadas sobre os processos de transporte de contaminantes e tornou mais fácil proteger os lençóis freáticos, que contêm as fontes de água potável para quase metade da população global.
Ao receber a notícia do prêmio, o Dr. Cherry disse: "Estou muito satisfeito por receber o Prêmio da Água de Estocolmo e por ter essa oportunidade de falar sobre a importância de proteger os lençóis freáticos. Apesar de a crise global de água estar despertando mais atenção, os lençóis freáticos são frequentemente esquecidos, apesar de conterem 99% da água potável do planeta. Muitas pessoas ainda os percebem como prístinos, quando, na verdade, estão ameaçados pela atividade humana".
O Comitê de Nomeação do Prêmio da Água de Estocolmo declarou: "Com o Prêmio da Água de Estocolmo, John Cherry será reconhecido por suas contribuições à ciência, à educação e à prática, bem como por traduzir sua estatura merecida em uma defesa apaixonada e altamente eficaz da ciência dos lençóis freáticos, para produzir políticas, leis e deliberações coletivas, atuais e futuras, bem informadas, que governos podem estabelecer para proteger a água, nosso recurso mais essencial e, ao mesmo tempo, mais ameaçado".
O diretor-executivo do SIWI, Torgny Holmgren, declarou: "o Dr. Cherry fez contribuições inestimáveis para nos ajudar a entender como podemos proteger os lençóis freáticos ameaçados do mundo".
O Dr. Cherry é professor adjunto da Universidade de Guelph, Canadá, diretor do Consórcio para Pesquisa de Lençóis Freáticos Focada no Campo da universidade e diretor associado do Instituto G360 para Pesquisa de Lençóis Freáticos.
O prêmio é concedido pelo SIWI em cooperação com a Academia Real de Ciências da Suécia e será entregue por sua alteza real a princesa herdeira Victoria da Suécia, na Cerimônia Real de Premiação, em 26 de agosto, durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo.
Notas aos editores
Sobre o laureado: www.siwi.org/prizes
Facebook: facebook.com/SIWIwater
Twitter: twitter.com/siwi_water
Informações à imprensa:
Hawra Daoud
SIWI
+46-720-506008
hawra.daoud@siwi.org
FONTE Stockholm International Water Institute (SIWI)