Web para Todos lança série de meet ups virtuais gratuitos para debater sobre a acessibilidade digital como ferramenta de inclusão em tempos de isolamento

Web para Todos lança série de meet ups virtuais gratuitos para debater sobre a acessibilidade digital como ferramenta de inclusão em tempos de isolamento

Conceitos, principais barreiras, legislação e melhores práticas são alguns dos temas abordados por especialistas e profissionais com deficiência durante os encontros, que acontecem em abril

PR Newswire

SÃO PAULO, 8 de abril de 2020

SÃO PAULO, 8 de abril de 2020 /PRNewswire/ -- Em tempos de isolamento social por conta do Coronavírus, a maioria da população mundial está voltada para a vida online: empresas criando conteúdos para promover seus produtos e serviços, pessoas trabalhando em casa, professores e alunos adotando o ensino a distância, entre outras atividades. Todos estão se reinventando e buscando formas de compartilhar conteúdos relevantes na web. Infelizmente, essa não é a realidade para muitos dos cerca de  45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência (Censo 2010/IBGE).

Menos de 1% dos sites brasileiros estão preparados para receber a visitação deste público (Web para Todos/2019), impedindo que essa grande parcela da população possa se beneficiar do acesso a lojas virtuais (farmácias, restaurantes, supermercados etc), bancos, serviços sociais e até mesmo buscar informações sobre a #covid19 em sites de notícias. Isso acontece basicamente por uma razão: a falta de acessibilidade digital.

Para conscientizar a sociedade sobre esse preocupante cenário de exclusão digital, o Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne dezenas de organizações em prol da construção de uma web mais inclusiva, lança uma série de meet ups (encontros) virtuais gratuitos, que acontecerão às quintas-feiras do mês de abril, das 17h às 18h.

"Conhecimento é uma ferramenta poderosa para transformar a web em um ambiente mais acessível. Nesses encontros, abordaremos as barreiras, soluções e dicas para transformar essa realidade. Mostraremos que acessibilidade, além de ser um direito previsto em lei, é bom para o negócio, para marca e para quem trabalha com o universo digital", comenta Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.

O primeiro meet up, intitulado "Por que acessibilidade digital é urgente em tempos de coronavírus?", acontece no dia 9 de abril, das 17h às 18h, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Web para Todos no Youtube, com interpretação em Libras em tempo real.

Para o primeiro encontro, estão confirmados os especialistas: João Bezerra Leite, executivo com experiência de mais de 30 anos nos segmentos de Tecnologia, Banking e Payments, atualmente investidor, mentor e conselheiro em startups; Simone Freire, idealizadora do Web para Todos e fundadora da Espiral Interativa, agência especializada em acessibilidade digital; Beto Pereira, presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB); Henri Fontana, gerente técnico de Programas no Google EUA; e Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk. A tradução em Libras será realizada pela intérprete Paloma Bueno.

Para participar, é preciso fazer a inscrição gratuitamente nesta página: https://www.cursosmwpt.com.br/

ANOTE NA AGENDA

MEET UP 1
Por que a acessibilidade digital é urgente em tempos de coronavírus?
Dia: 9 de abril, às 17h

MEET UP 2
Comprar online: por que os varejistas continuam ignorando as vendas para o consumidor com deficiência?

Dia: 16 de abril, às 17h

MEET UP 3
Acessibilidade digital: como produzir conteúdo para ampliar a sua audiência?
Dia: 23 de abril, às 17h

MEET UP 4
O que não pode faltar na hora de construir ambientes digitais mais inclusivos?

Dia: 30 de abril, às 17h

Sobre o Movimento Web para Todos

O Movimento Web para Todos tem o propósito de mobilizar, educar e transformar a sociedade para a construção de uma web acessível a todas as pessoas, inclusive os mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Foi idealizado em 2017 pela empreendedora Simone Freire, fundadora da Espiral Interativa, agência especializada em comunicação inclusiva, em parceria com o W3C Brasil, consórcio internacional que desenvolve padrões para a web em todo o mundo.

O Movimento promove, por meio de sua plataforma online, o compartilhamento de experiências, a troca de conhecimento técnico e a oferta de ferramentas e serviços que auxiliam na construção de sites e apps acessíveis. Com o apoio de parceiros estratégicos e um grupo de voluntários especialistas em acessibilidade, o Web para Todos também realiza oficinas de capacitação e produz relatórios técnicos sobre acessibilidade na web, com a missão de disseminar dados qualitativos para a sociedade e criar, futuramente, parâmetros comparativos de acompanhamento da transformação digital.

Conheça o nosso manifesto: https://mwpt.com.br/movimento/manifesto/

São parceiros do Movimento: W3C Brasil, Nic.br, Ceweb.br, Espiral Interativa, Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Fundação Roberto Marinho, FGV Direito SP, BRASSCOM, Abradi, Fundação Dorina Nowill, Instituto Mara Gabrilli, Instituto Rodrigo Mendes, Laramara, MATAV-Unesp, Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), Hand Talk, Santa Causa,  Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Vida Mais Livre, Amankay, Audima, Nossa Causa, BigData Corp, Google Brasil, SIDI e Publicis Brasil.

REDES SOCIAIS DO WEB PARA TODOS
Plataforma: http://www.mwpt.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/movimentowebparatodos/
Instagram: https://www.instagram.com/movimentowebparatodos/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/movimentowebparatodos

FONTE Movimento Web para Todos

Voltar noticias em Português no Mundo