Green Valley obtém aprovação do IND da FDA para estudo clínico internacional de fase III do oligomanato de sódio

Green Valley obtém aprovação do IND da FDA para estudo clínico internacional de fase III do oligomanato de sódio

PR Newswire

XANGAI, 27 de abril de 2020

XANGAI, 27 de abril de 2020 /PRNewswire/ -- Em 8 de abril de 2020, a Shanghai Green Valley Pharmaceuticals da China recebeu a carta formal de decisão da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA sobre o pedido ao programa Investigational New Drug (IND) para o estudo clínico internacional multicêntrico de fase III do GV-971. A carta indicava que o "estudo poderia prosseguir" com a pesquisa clínica proposta para o tratamento de pacientes com doença de Alzheimer, sendo a data de entrada no IND 3 de abril de 2020.

O GV-971 é uma mistura de oligossacarídeos lineares ácidos derivados de algas marinhas castanhas para administração oral. Estudos pré-clínicos sobre seu mecanismo de ação mostram que o GV-971 pode melhorar a função cognitiva recondicionando o equilíbrio da microbiota gastrointestinal, inibindo o aumento anormal de determinados metabolitos desta microbiota intestinal, reduzindo a inflamação periférica e central e regulando a deposição e hiperfosforilação do β-amiloide e da proteína tau. Um número crescente de evidências revela que a microbiota intestinal está altamente relacionada com a incidência da doença de Parkinson, depressão, autismo e outras doenças do sistema nervoso central. O GV-971 obteve aprovação condicional da Administração Nacional de Produtos Médicos da China para melhorar a função cognitiva de pacientes que têm doença de Alzheimer de leve a moderada em 2 de novembro de 2019 e o medicamento foi lançado na China em 29 de dezembro de 2019.

Com base no conjunto completo de dados do GV-971 não clínicos, clínicos, químicos, de fabricação e controle e nos resultados da fase III da China em termos de eficácia clínica e segurança utilizados para a aprovação do pedido de registro de medicamento novo pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China, a Green Valley apresentou diretamente à FDA o pedido de IND para um ensaio clínico internacional multicêntrico de fase III e obteve aprovação, o que encurtará o processo geral para trazer uma nova esperança aos pacientes que têm a doença de Alzheimer em todo o mundo.

A Green Valley continuará a trabalhar com a IQVIA (anteriormente conhecida como Quntile), a maior organização de pesquisa por contrato (Contract Research Organization, CRO) do mundo para realizar ensaios clínicos e para administrar o ensaio clínico de fase III do GV-971. O estudo, que planeja contar com mais de 2000 pacientes com doença de Alzheimer de leve a moderada, e inclui um período de tratamento duplo-cego de 12 meses e um período de 6 meses de tratamento aberto, será realizado em 200 centros na América do Norte, Europa e regiões da Ásia-Pacífico, incluindo a China. Jeffrey Cummings, vencedor do Bengt Winblad Lifetime Achievement Award (2018) da National Alzheimer's Association of America e Professor de Neuroterapêutica e Desenvolvimento de Medicamentos do Neurological Institute da Cleveland Clinic, é responsável pela concepção dos ensaios clínicos e será o presidente do Comitê de Inovação Científica da Green Valley. Os principais pesquisadores incluem Martin Farlow, Roy Jones, Bruno Vellas e outros especialistas de renome mundial. Os principais pesquisadores na China são o Professor Jia Jianping do Hospital Xuanwu da Universidade de Medicina da Capital e o Professor Xiao Shifu do Centro de Saúde Mental de Xangai.

A previsão é de que o ensaio clínico da fase III seja concluído em 2024 e que o pedido de registro de medicamento novo seja apresentado até 2025.

FONTE Shanghai Green Valley Pharmaceuticals

Voltar noticias em Português no Mundo