Supermicro e Universidade Goethe de Frankfurt disponibilizam solução informática de alto desempenho para pesquisas sobre COVID e de física

Supermicro e Universidade Goethe de Frankfurt disponibilizam solução informática de alto desempenho para pesquisas sobre COVID e de física

A Supermicro disponibiliza servidores avançados com GPU AMD com o dobro da largura de banda de I/O e 200 Gb de rede para o centro de supercomputadores CSC da Universidade Goethe de Frankfurt para ajudar pesquisas com intensa computação

PR Newswire

SÃO JOSÉ, Califórnia, 24 de junho de 2020

SÃO JOSÉ, Califórnia, 24 de junho de 2020 /PRNewswire/ -- A Super Micro Computer, Inc. (Nasdaq: SMCI), uma líder mundial em computação empresarial, armazenamento, soluções de rede e tecnologia de computação ecológica, anunciou hoje que o Centro de Computação Científica (Center for Scientific Computing, CSC) escolheu o servidor 4U 8 GPU A+ Supermicro com PCI-E Gen 4 e 200 Gb/s (AS -4124GS-TNR) de rede como base para sua próxima geração de servidores de computação de alto desempenho (High-Performance Computing, HPC).  A CSC é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt e da Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main.

O AS-4124GS-TNR Supermicro é um servidor avançado de última geração que possui processadores EPYC™ AMD que foram concebidos para eliminar problemas na transferência de dados entre a memória principal do servidor e as GPUs. Quando equipado com aceleradores de GPU Radeon Instinct™ MI50, este servidor permite aos pesquisadores realizar suas pesquisas de forma excepcionalmente rápida.

"A Supermicro está entusiasmada por novamente associar-se ao principal centro de HPC da Universidade Goethe de Frankfurt para fornecer nosso novo e potente servidor A+ com excepcional desempenho de CPU, GPU e rede", disse Vik Malyala, vice-presidente sênior da Supermicro. "Continuamos a inovar nossos produtos para que nossos clientes tenham uma vasta gama de opções para satisfazer suas necessidades com os melhores componentes. Os clusters baseados nestas CPUs EPYC AMD e servidores de GPU Radeon Instinct MI50 de segunda geração fornecem facilmente um desempenho de pico e eficiência para uma vasta gama de programas. Pesquisadores podem utilizar soluções inovadoras de inteligência artificial (IA) com estes recursos avançados. A Supermicro aguarda com expectativa uma parceria produtiva e mutuamente benéfica com a Universidade Goethe".

A Universidade Goethe de Frankfurt possui um importante centro de supercomputadores que é utilizado por diversos cientistas e pesquisadores internacionais. Foi necessário um novo e poderoso supercomputador para ajudar pesquisadores de várias áreas que necessitavam de uma capacidade de processamento significativamente maior. A equipe designada para projetar e escolher o novo supercomputador pesquisou várias soluções de servidores que continham CPUs e GPUs. De interesse prático foi um sistema que suportava a especificação PCI Express 4.0, que permite até 64 GB/segundo de transferência de dados entre a memória do host e da GPU. Este requisito de desempenho é fundamental para os programas que precisam trocar dados com a GPU. As interfaces PCI Express anteriores eram lentas demais para programas de alto desempenho que dependiam das GPUs mais rápidas disponíveis, e por isso, era necessário um sistema com a prontidão do barramento PCI Express 4.0.

"Durante a criação e agora na fase de implementação do nosso mais recente supercomputador, nossa parceria com a Supermicro e a AMD tem sido fundamental", afirmou o Prof. Dr. Volker Lindenstruth, presidente de arquitetura do HPC da Universidade Goethe. "Temos sido capazes de colaborar com seus engenheiros técnicos para descrever nossos desafios computacionais e nossos potenciais problemas com base nas gerações anteriores de servidores". Tanto a Supermicro como a AMD responderam com um sistema equilibrado que pode ser facilmente utilizado por uma vasta gama de cientistas que requerem um cluster escalável e otimizado de servidores rápidos para suas pesquisas. Especialmente o design, que permite a integração de oito GPUs e até duas placas de rede de conectividade de 200 Gb/s sem qualquer switch PCI Express oferece claras vantagens para o desempenho dos programas".

O centro de supercomputação da Universidade Goethe de Frankfurt é utilizado por diversos tipos de pesquisadores e cientistas. Ao utilizar servidores que contêm CPUs, GPUs e redes de última geração, programas que vão desde a física das partículas até a simulações de alterações climáticas podem ser executados e acelerados nos servidores AS -4124GS-TNR. Além disso, foram feitos pedidos de tempo de sistema para programas de química computacional, simulações de estrelas de nêutrons e pesquisas sobre QCD de rede. Todos estes programas (e outros) dependem do poderoso desempenho dos aceleradores Radeon Instinct MI50 AMD. Recentemente (meados de 2020), a Universidade Goethe de Frankfurt começou a utilizar tecnologias HPC para simular a propagação do vírus COVID-19, a fim de compreender como a propagação de futuras pandemias poderia ser evitada.

"Os supercomputadores exigem hoje uma potência computacional sem precedentes para realizar simulações em grande escala e análises médicas complexas que são fundamentais para direcionar pesquisas de última geração. No centro destes sistemas está a mais recente tecnologia de CPU e GPU", disse Forrest Norrod, vice-presidente sênior e diretor geral do centro de dados e grupo de sistemas incorporados da AMD. "Os processadores EPYC™ AMD e GPUs Radeon Instinct™ MI50 que alimentam o mais recente servidor da Supermicro fornecem largura de banda de I/O líder e desempenho excepcional para obter melhores resultados mais rapidamente para nossos desafios científicos mais exigentes".

A Universidade Goethe de Frankfurt realizou várias comparações para compreender o desempenho do AS -4124GS-TNR selecionado como servidor, o AS -4124GS-TNR tinha CPUs EPYC AMD e aceleradores Radeon Instinct MI50 AMD de segunda geração. 

Uma comparação ainda mais relevante é a forma como o sistema funciona quando são executadas múltiplas tarefas independentes que utilizam todos os núcleos disponíveis. O objetivo deste tipo de comparação é compreender a utilização no mundo real de um servidor e avaliar o desempenho dos programas sendo executados ao mesmo tempo. O sistema otimizado que suporta CPUs, GPUs, I/O e rede de alto desempenho mostrou que os programas HPC não são dramaticamente afetados por outros programas ativos, demonstrando a arquitetura superior do design equilibrado do sistema.

Para informações mais detalhadas sobre este servidor A+ Supermicro, acesse aqui.

Siga a Supermicro no LinkedIn, TwitterFacebook para saber as últimas notícias e comunicados.

Sobre a Super Micro Computer, Inc. 

A Supermicro®, inovadora líder em tecnologia de servidores de alto desempenho e alta eficiência, é uma grande fornecedora de Building Block Solutions® de servidores avançados para centros de dados, computação em nuvem, TI empresarial, Hadoop/Big Data, HPC e sistemas embutidos em todo o mundo. A Supermicro assumiu o compromisso de proteger o meio ambiente através da iniciativa "We Keep IT Green®" e fornece a seus clientes as soluções mais eficientes energeticamente e ecológicas disponíveis no mercado.

Supermicro, SuperBlade, BigTwin, TwinPro, Server Building Block Solutions e We Keep IT Green são marcas comerciais e/ou marcas comerciais registradas da Super Micro Computer, Inc.

AMD, o logotipo AMD Arrow, EPYC e Radeon Instinct e combinações desses são marcas comerciais da Advanced Micro Devices, Inc.

Todas as demais marcas, nomes e marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários.

SMCI-F

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1195750/Goethe_University.jpg

FONTE Super Micro Computer, Inc.

Voltar noticias em Português no Mundo