GS1 Brasil lança Plataforma de Negócios que coloca PMEs no mundo digital

GS1 Brasil lança Plataforma de Negócios que coloca PMEs no mundo digital

PR Newswire

SÃO PAULO, 17 de julho de 2020

SÃO PAULO, 17 de julho de 2020 /PRNewswire/ -- Uma nova oportunidade para pequenas e médias empresas surge com a Plataforma de Negócios lançada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. Disponível para as 58 mil empresas associadas, a plataforma online facilita o networking e a ampliação dos canais de vendas neste momento em que empresários buscam a diversificação. A ideia da entidade é aproximar as indústrias – principalmente as de pequeno porte – do varejo físico e online. "Queremos ser um facilitador dessa primeira fase do ciclo de vida das empresas que ainda não tiveram experiência de exposição comercial pela internet; assim elas terão oportunidade de se expandir para novos mercados e canais de vendas", afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

A Plataforma de Negócios da GS1 Brasil tem 50 categorias de produtos, que se dividem entre vários setores da economia como alimentos e bebidas, saúde, perfumaria, papelaria, calçados, vestuário, itens para casa, eletroeletrônicos, ferramentas e construção, pet, jardinagem, limpeza e outros. As empresas interessadas em participar se inscrevem e recebem orientações de como começar a expor. Devem ser associadas à entidade e, quando ingressam na plataforma, incluem seu portfólio em arquivo para ser baixado pelos interessados. Há possibilidade de empresas serem percebidas tanto por distribuidores e varejistas quanto diretamente pelo público consumidor, num modelo híbrido B2B e B2C. O projeto tem como ponto de partida as dificuldades identificadas em um levantamento entre associados durante o isolamento social.

As maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas têm sido a redução no faturamento e a necessidade de diversificar os negócios para se adaptar à nova realidade. Portanto, supermercados, marketplaces, e-commerce, distribuidores e representantes comerciais que têm interesse em ampliar seu relacionamento com a indústria ganham o novo canal Plataforma de Negócios. "O importante é nossa associação impulsionar novos negócios e dar visibilidade aos parceiros neste ano tão atípico", explica Oliveira. No momento em que a plataforma começou a ser divulgada como nova oportunidade às empresas, mais de 300 se mostraram interessadas. O acesso para visualizar essas empresas é aberto a qualquer pessoa pelo link www.plataformadenegocios.gs1br.org.

Além desse novo canal, as empresas contam com o Cadastro Nacional de Produtos, um banco de dados disponível pela GS1 Brasil onde a indústria cadastra informações de seus produtos para transações comerciais e logísticas. É um método que confere padrão único para os dados, o que evita ineficiência de processos e duplicidade de informações que prejudicam o planejamento logístico.

FONTE GS1 Brasil

Voltar noticias em Português no Mundo