PR Newswire
SÃO PAULO, 6 de agosto de 2020
SÃO PAULO, 6 de agosto de 2020 /PRNewswire/ -- A direção do Copom, em sua última reunião ocorrida nos dias de 05 e 06 de agosto, decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic de 2,25% para 2,00% a.a. Esta decisão jogou ainda mais para baixo a taxa Selic, que já havia alcançado sua cotação histórica mínima na última reunião.
Evolução da taxa SELIC (final do mês)
Mesmo com a observância de um nível inflacionário muito abaixo da meta prevista, a intensidade do corte feito pelo Copom foi mínima em virtude do comitê ter reconhecido que a politica monetária talvez tenha atingido seu limite em virtude do balanço risco x rentabilidade dos títulos oferecidos.
O Copom entende que a conjuntura econômica continua a prescrever estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reconhece que, devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno. Comunicado à imprensa – 06/08/2020
O que faz a Lafis a projetar que a taxa Selic permaneça em 2,00% até meados de 2021, quando a partir daí recomece uma trajetória de elevação gradual para corrigir o baixo patamar atual à um nível mais condizente ao patamar normal que torne simétrico o balanço risco x rentabilidade dos títulos públicos brasileiros.
Economista Responsável: Felipe Souza.
Para mais informações: atendimento@lafis.com.br
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1225276/Chart.jpg
FONTE Lafis