Serviços 4.0 impulsionam produtividade da nova família de extrapesados Volkswagen

Serviços 4.0 impulsionam produtividade da nova família de extrapesados Volkswagen

PR Newswire

SÃO PAULO, 14 de setembro de 2020

SÃO PAULO, 14 de setembro de 2020 /PRNewswire/ -- Concebida dentro do conceito dos serviços 4.0 da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a nova família de extrapesados da marca tem na conectividade e na telemetria fortes aliadas em nome da produtividade. Para isso, os novos extrapesados Volkswagen contam com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON –, de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular.

Desde já, os serviços Volks|Care, especialmente desenhados para aumentar a disponibilidade do veículo e reduzir seu custo operacional, otimizando a rentabilidade, já são oferecidos nos mais de 140 concessionários VW de todo o país.

Isso porque o cliente do segmento de extrapesados não deseja apenas adquirir um caminhão. Ele deseja ter garantia de produtividade e de disponibilidade do veículo. Sabendo disso, juntamente com uma inovadora família de caminhões, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta uma série de serviços especialmente desenvolvidos para garantir que os clientes obtenham os melhores resultados, em qualquer tipo de negócio.

Entre os destaques está a oferta de monitoramento básico para o caminhão de forma gratuita pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o proprietário ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral.

Somam-se aos serviços gratuitos uma série de outros indicadores que o cliente pode obter por meio dos pacotes RIO Premium Fleet, que elevam a leitura de dados do caminhão a mais de 30 itens, proporcionando uma análise completa e minuciosa da direção dos extrapesados Volkswagen. Os dados são disponibilizados por relatórios ao cliente, que também dispõe do auxílio do Volks|Care, com a Gestão de Serviços Sob Medida.

Mais do que dados, a VW Caminhões e Ônibus fornece inteligência aos clientes, com um grupo qualificado de profissionais do time GSSM, que interpreta as informações do monitoramento do veículo e indica as melhores ações corretivas necessárias. Com isso, é possível oferecer, de uma só vez, o melhor desempenho dos veículos, a preservação da vida útil de componentes e o melhor valor de revenda dos caminhões. Os serviços de conectividade da Volkswagen Caminhões e Ônibus estão disponíveis em todo o Brasil e na América Latina.

Soluções 4.0

O foco no cliente é um dos principais diferenciais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o que fez com que a fabricante desenvolvesse, ao longo do tempo, uma série de serviços de pós-vendas, que agora também estão disponíveis para a nova linha de extrapesados. Mas a marca apresenta também uma novíssima solução, desenvolvida exclusivamente para o lançamento dos novos Volkswagen extrapesados: o Dealer Online.

Esta é uma plataforma digital responsiva – ou seja, adaptável às telas de celulares, tablets e desktops –, em que o cliente tem acesso a uma série de facilidades, como a configuração do caminhão, o que inclui a escolha dos opcionais mais adequados para a operação e também de itens externos, como a cor do veículo. Além disso, por meio do Dealer Online, o cliente pode agendar serviços pela internet. O sistema indicará a concessionária mais adequada, a data e a hora da realização do atendimento.

O desenvolvimento em camadas dessa plataforma permite somar uma série de serviços ao longo do tempo, sempre no intuito de tornar a vida dos clientes mais simples.

Clientes dos novos Meteor também contam com um adesivo de pagamento automático ConectCar, como item de série dos modelos, facilitando o tráfego em rodovias com pedágio e otimizando a produtividade do veículo nas estradas. É a primeira parceria da empresa com um fabricante de veículos comerciais pesados. Ao transportador ou motorista cabe somente solicitar a ativação do serviço por aplicativo no celular, quando também faz a escolha do plano mais conveniente às necessidades da operação: Rodovias ou Empresas. A parceria com a ConectCar prevê até 12 meses gratuitos da mensalidade e 30% de desconto após esse período.

A comodidade também é a palavra-chave do aplicativo Truck Help, que integra a nova linha de extrapesados. Trata-se de uma plataforma desenvolvida para auxiliar motoristas e frotistas na compra de peças, serviços e atendimentos emergenciais em todo território nacional. Com o aplicativo, que agora está conectado ao ChameVolks, os clientes podem localizar o concessionário mais próximo, fazer sua consulta on-line ou solicitar a ajuda. No momento de pandemia, o aplicativo indica também locais de distribuição de álcool em gel, pontos de alimentação e ações de apoio aos motoristas.

A pandemia também motivou a implantação de outro serviço, que já mostra uma grande adesão: o Assistente Virtual, originalmente desenvolvido como ferramenta de vendas de planos de manutenção, mas que se tornou mais um canal para o cliente tirar dúvidas, conhecer o portfólio de caminhões e ônibus VW ou mesmo fechar uma compra.

Desde junho, os clientes Volkswagen possuem também à disposição o VWCO Field Service, ferramenta que possibilita o acompanhamento do deslocamento do técnico em tempo real – pelo cliente, concessionária e também pela central de relacionamento da montadora –, desde sua saída da concessionária até a chegada ao local do atendimento.

A fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, também tem tornado seus processos cada vez mais tecnológicos, assegurando ainda mais qualidade e confiabilidade aos componentes de toda a sua linha de caminhões. Nesse aspecto, uma novidade é a área de Análise Técnica 4.0, inaugurada em julho. Com o uso de óculos de realidade aumentada, os dispositivos tornam ainda mais próximo o contato entre fábrica, clientes e fornecedores, permitindo a análise técnica detalhada de componentes, mesmo à distância.

Por fim, os clientes também contam com o tradicional canal ChameVolks, com atendimento feito por técnicos treinados pela fábrica, que entendem profundamente o produto e que falam a linguagem do motorista e do frotista. Além do contato telefônico disponível 24 horas e sete dias por semana, o serviço é oferecido via WhatsApp. Em atendimentos de emergência, por exemplo, o motorista pode enviar áudios, imagens e até vídeos de mensagens do painel via WhatsApp, complementando o contato telefônico e facilitando o diagnóstico técnico e a solução do caso.

Um membro do GRUPO TRATON

Sobre a VW Caminhões e Ônibus

Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há mais de 35 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.

Sobre o GRUPO TRATON

A TRATON SE é subsidiária da Volkswagen AG e um dos principais fabricantes mundiais de veículos comerciais com as marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e RIO. Em 2019, as marcas do GRUPO TRATON venderam um total de cerca de 242.000 veículos. Seus produtos incluem veículos comerciais leves, caminhões e ônibus fabricados em 29 locais de produção e montagem em 17 países. A empresa tinha uma força de trabalho de cerca de 82.700 colaboradores em todo o mundo em suas marcas de veículos comerciais, em 31 de dezembro de 2019. O objetivo do grupo é transformar o sistema de transporte através de produtos, serviços e da parceria com seus clientes.
 

Volkswagen Caminhões e Ônibus
Comunicação 
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063
comunicacao@volkswagen.com.br

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1273481/IMG_4504.jpg

FONTE Volkswagen Caminhões e Ônibus

Voltar noticias em Português no Mundo