PR Newswire
DÜSSELDORF, Alemanha, 17 de setembro de 2020
DÜSSELDORF, Alemanha, 17 de setembro de 2020 /PRNewswire/ -- A Fujifilm Europe GmbH anunciou hoje que o CAD EYE™ está agora disponível na Europa. O CAD EYE é um novo software com duas funções para deteção e caracterização de pólipos do cólon, usando Inteligência Artificial (IA) baseada em algoritmos de "deep learning". A apresentação oficial terá lugar durante um Simpósio Satélite ao ESGE Connect 2020, na segunda-feira 21 de setembro de 2020 às 16:00h (WET).
A função de caracterização, a par da deteção de pólipos, está disponível com o software EW10-EC02 e a compatível unidade de expansão EX-1 em conjugação com o sistema ELUXEO 7000 Fujifilm e colonoscópios da série 700.
O CAD EYE foi originalmente desenvolvido para apoiar a deteção de pólipos do cólon em tempo real utilizando a tecnologia IA. Quando é detetado um pólipo suspeito na imagem do endoscópio, uma Caixa de Deteção indica a zona onde o pólipo suspeito foi detetado acompanhado por um sinal sonoro. O módulo de Caracterização CAD EYE ajudará os médicos gerando uma previsão histológica sugerida mostrando se o pólipo suspeito da imagem é hiperplásico ou neoplásico.
O CAD EYE funciona, enquanto a imagem endoscópica móvel está a ser observada e não exige técnicas complicadas nem operações como ampliação e captação de imagem.
Antes do CAD EYE, a Fujifilm desenvolveu dois tipos diferentes de tecnologia de aperfeiçoamento de imagens, chamados LCI (Linked Color Imaging) e BLI (Blue Light Imaging) para apoiar, respetivamente, a deteção e a caracterização, devido às suas características de comprimento de onda de luz usadas (2*). A Fujifilm aplicou esta ideia ao desenvolvimento do CAD EYE, e as funcionalidades do CAD EYE são automaticamente ativadas, dependendo do modo de observação em curso.
A Deteção CAD EYE é ativada quando os clínicos estão a observar em Modo White Light ou em Modo LCI, e muda automaticamente para a Caracterização CAD EYE, quando o modo de observação muda para BLI. O CAD EYE pode ser ativado ou desativado apenas clicando num botão do colonoscópio, o que também é importante quando as funções já não são necessárias, tal como durante procedimentos terapêuticos.
O Graphical User Interface (GUI) foi concebido para minimizar os movimentos dos olhos de quem executa a colonoscopia durante um procedimento, apresentando o resultado da caracterização e o Visual Assist Circle à volta da circunferência da imagem do endoscópio. O Mapa de Posição é colocado diretamente ao lado da imagem clínica, para mostrar em que área da imagem de vídeo o CAD EYE se está a focar.
«Aumentar o número de endoscopistas que conseguem detetar devidamente, e caracterizar pólipos do cólon é um dos problemas críticos do campo da gastrenterologia», diz o Prof. Helmut Neumann, Professor de Medicina e Diretor do Centro Interdisciplinar do University Medical Center Mainz. «Com a combinação CAD EYE Detection and Characterization, o processo de aprendizagem de exames de colonoscopia pode ser largamente melhorado. Com a ajuda CAD EYE DETECTION, podemos assistir a um aumento da taxa de Deteção de Pólipos (PDR) e mesmo aqueles que não sejam especialistas em endoscopia podem aproximar-se bastante desse nível. O CAD EYE Characterization é passível de reduzir o custo da histopatologia, reduzindo biópsias desnecessárias realizadas durante a endoscopia. É útil que o CAD EYE esteja disponível para colonoscópios da série 700, já presentes no mercado, e que não necessite de qualquer operação especial, tal como a ampliação, para ser ativada. Os endoscopistas podem simplesmente usar o endoscópio de forma habitual, proporcionando instantaneamente este poderoso instrumento de apoio».
Quanto a informações detalhadas relativas a instruções de utilização, avisos e precauções, consulte, por favor, o manual de utilização. Para mais questões, por favor, contacte as subsidiárias da Fujifilm ou os distribuidores autorizados em cada país ou região.
Para descobrir os benefícios do CAD EYE durante a prática de endoscopia colorretal, contacte-nos no ESGE Connect Satellite Symposium; 2ª feira, 21 de setembro 2020, às 16:00h(WET), para um webinar gratuito. O webinar consta de conferências pré-gravadas com Q&A (perguntas e respostas) ao vivo, com a participação do Prof. Pradeep Bhandari, Universidade de Portsmouth, Solent Center for Digestive Diseases, Queen Alexandra Hospital, Portsmouth, UK; Prof. Dr. Emmanuel Coron Digestive Diseases Institute University Hospital de Nantes, França; Dr. Emanuele Rondonotti Gastroenterology Unit, Hospital Valduce, Como, Italy.
Antecedentes:
O cancro colorretal é o terceiro cancro mais comum depois do cancro de pulmão e o cancro de mama em termos de número de casos e a segunda cause de morte por cancro mais comum depois do cancro de pulmão (3*). A fim de reduzir a incidência do cancro, a colonoscopia é em grande medida considerada a pedra de toque na deteção da neoplasia do cólon. Há a convicção generalizada de que um diagnóstico endoscópico preciso dos pólipos do cólon poderia diminuir o número de polipectomias, o que levaria à redução de despesas médicas. Porém existe um fosso na capacidade de diagnóstico dos pólipos do cólon entre especialistas e não especialistas em endoscopia e preencher esse fosso tem sido um dos principais problemas da colonoscopia. (4*, 5*). A Fujifilm está a trabalhar para desenvolver uma coleção única de tecnologia de processamento de imagens e continua a desenvolver a aplicação prática da tecnologia de IA e irá continuar a desenvolver e fornecer uma vasta gama de produtos e serviços que respondem às necessidades da medicina de primeira linha em vários campos, contribuindo para simplificar o trabalho clínico, melhorando a qualidade de cuidados médicos e mantendo o fortalecimento da saúde das pessoas.
(1*) O nome da marca da Fujifilm da função para ajudar o diagnóstico apoiado por computador (CAD) na endoscopia utilizando técnicas de IA. A Fujifilm requereu a proteção da marca CAD EYE.
(2*) PORTAL BLI
https://www.bli.eu/about-multi-light/about-lci/
https://www.bli.eu/about-multi-light/about-bli/
(3*) WHO database
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cancer
(4*) Ladabaum U, Fioritto A, Mitani A et al. Real-time optical biopsy of colon polyps with narrow band imaging in community practice does not yet meet key thresholds for clinical decisions. Gastroenterology 2013;144:81–91.Gastroenterology 2013; 144-81-91.
(5*) rees CJ, Rajasekhar PT, Wilson A. et al.. Narrow band imaging optical diagnosis of small colorectal polyps in routine clinical practice: the Detect Inspect Characterise Resect and Discard 2 (DISCARD 2) study. Gut 2017;66:887–95.
Sobre a FUJIFILM Europe GmbH
A FUJIFILM Europe (Düsseldorf, Alemanha) atua como sede estratégica na região e apoia as empresas do grupo na Europa criando estratégias de marketing e empresariais. As entidades da Fujifilm operam em cerca de 50 empresas e filiais do grupo na Europa e empregam 4500 pessoas envolvidas em R&D (Investigação e Desenvolvimento), fabricação, vendas e serviços. Servem uma série de indústrias em toda a Europa, incluindo tecnologia médica, sistemas gráficos, materiais eletrónicos, produtos químicos, instrumentos óticos, suportes de gravação e fotografia. Na última década, a empresa focou-se em cuidados de saúde e agora conta 80 anos de experiência em imagiologia médica. Atualmente, a Fuji oferece uma gama total de cuidados de pacientes, que vai desde prevenção a diagnóstico e soluções terapêuticas. A investigação, o desenvolvimento em medicina, produtos biofarmacêuticos, bem como medicina regenerativa fazem parte do portefólio único da Fujifilm.
Para mais informação, visite por favor: www.fujifilm.eu
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1274889/FUJIFILM_Expansion_Unit_EX_1.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1274890/Fujifilm_CAD_EYE.jpg