PR Newswire
BRUXELAS, Bélgica, 19 de novembro de 2020
BRUXELAS, Bélgica, 19 de novembro de 2020 /PRNewswire/ -- Hoje em dia, as transições «verdes» e digitais estão a redefinir os nossos modos de vida, trabalho e interações — e o surto de COVID-19 veio acelerar todo o processo.
O impacto da pandemia nas perspetivas do mercado de trabalho para milhões de pessoas na Europa tornou claro que precisamos de transformar as transições ecológicas e digitais em oportunidades para todos, a fim de assegurar a recuperação da crise.
Tal só pode ser feito se as pessoas na Europa tiverem as competências necessárias para tirar partido das transições, o que significa esforços sem precedentes de aperfeiçoamento e requalificação dos trabalhadores. O direito à aprendizagem ao longo da vida está consagrado no Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Permite aos adultos aprender novas competências e desenvolver as suas carreiras ao longo da vida e está no centro dos esforços de recuperação da Europa.
O ensino e formação profissionais (EFP) podem desempenhar um papel decisivo. O EFP ajudou milhões de pessoas em todo o mundo a «ganhar com a aprendizagem». Mas é muito mais do que isso. Dá aos jovens aprendentes as competências iniciais de que necessitam para a realização de uma carreira e fornece aos adultos os meios necessários de continuar a aprendizagem e a formação ao longo da vida profissional.
O ensino e a formação profissionais serão um instrumento essencial para ajudar os jovens e os adultos a adquirir as competências necessárias no mercado de trabalho e a encontrar empregos de qualidade, especialmente após a crise do Coronavírus. Chegou a hora de encarar o EFP com novos olhos e de o tornar mais moderno, atrativo, flexível e adequado à era digital e transição verde.
A Agenda Europeia para as Competências, de julho de 2020, propõe ações fundamentais para apoiar a melhoria das competências — a melhoria das competências existentes — e a requalificação, ou a formação em novas competências, em prol da aprendizagem ao longo da vida.
A ambiciosa agenda inclui um primeiro quadro político abrangente para o EFP a nível da UE. Embora os sistemas de EFP sejam diversos em todos os Estados-Membros, os nossos princípios e objetivos estão alinhados. O EFP deve:
Chegou o momento de agir. A transição para a digitalização, a sustentabilidade e um futuro mais ecológico terá um impacto nos nossos empregos.
A Semana Europeia da Formação Profissional 2020, de 9 a 13 de novembro, aborda estes desafios e modo como podemos transformá-los em oportunidades. O tema deste ano é o EFP para as transição ecológica e digital. Organizada em estreita cooperação com a Presidência alemã do Conselho da União Europeia, a semana será totalmente digital e, por conseguinte, amplamente acessível. Convido todos a participar.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1338088/Nicolas_Schmit.jpg