Cambridge Quantum anuncia maior implementação de processamento de linguagem natural em um computador quântico

Cambridge Quantum anuncia maior implementação de processamento de linguagem natural em um computador quântico

Experimentos separados, cada um com mais de 100 sentenças, fornecem uma prova sólida de que o processamento quântico de linguagem natural está ao nosso alcance

PR Newswire

CAMBRIDGE, Reino Unido, 2 de março de 2021

CAMBRIDGE, Reino Unido, 2 de março de 2021 /PRNewswire/ -- A Cambridge Quantum Computing (CQC) anuncia a publicação de um artigo de pesquisa no arquivo on-line pré-impresso do arxiv (disponível aqui) que oferece detalhes sobre a maior implementação experimental de processamento de linguagem natural (PLN) em um computador quântico.

Intitulado "QNLP na prática: executando modelos de composição de significado em um computador quântico", o artigo apresenta a primeira implementação de "média escala" de tarefas de PLN comuns. Conduzido em um computador quântico IBM, o experimento, que utilizou frases como circuitos quânticos parametrizados, incorpora significados de palavras como estados quânticos que são "emaranhados" de acordo com a estrutura gramatical da frase.

O artigo se baseia no trabalho anterior de prova de conceito (leia sobre o experimento anterior aqui) e, de forma significativa, alcança a convergência para os conjuntos de dados muito maiores que são empregados aqui. Um dos objetivos da equipe da CQC é descrever o processamento quântico de linguagem natural (QNLP) e seus resultados de uma forma acessível a pesquisadores e praticantes de PLN, abrindo caminho para que a comunidade de PLN se envolva com uma codificação quântica de processamento de linguagem.

Bob Coecke, diretor científico da CQC e também diretor do projeto QNLP da CQC, comentou: "Estamos trabalhando em um projeto muito ambicioso da CQC que tem como objetivo utilizar computadores quânticos, à medida que escalam, para ir além dos caros mecanismos de caixa preta para o PLN a um paradigma onde nos tornamos mais eficazes, mais precisos e escaláveis em uma área de ciência da computação que representa a inteligência artificial. Tendo feito progressos consideráveis já em nossa marca "quântica nativa" de PLN de composição, agora estamos indo além de nossa pesquisa inicial e trabalhando em aplicativos que podem ser desenvolvidos em sintonia com cronogramas oferecidos por empresas de hardware de computação quântica como IBM, Honeywell, Google e outras."

Ele acrescentou: "Da mesma forma, em um momento em que a computação quântica está se tornando um assunto de interesse geral, é imperativo que aqueles de nós que estão trabalhando neste setor forneçam resultados verificáveis. Nosso histórico de publicação na CQC se esforça o tempo todo para atender a esses rigorosos padrões, pois somos movidos pela ciência e orientados pelo empreendimento."

Sobre a CQC

Fundada em 2014 e apoiada por algumas das principais empresas de computação quântica do mundo, a CQC é líder global em software e algoritmos quânticos que ajudam seus clientes a obter o melhor do hardware de computação quântica em rápida evolução. A CQC tem escritórios no Reino Unido, nos EUA e no Japão com uma equipe com mais de 140 profissionais. Para mais informações, visite a CQC em http://www.cambridgequantum.com e no LinkedIn. Acesse o módulo tket Python no GitHub.

 

 

FONTE Cambridge Quantum Computing

Voltar noticias em Português no Mundo