PR Newswire
HAIA, Holanda, 25 de março de 2021
HAIA, Holanda, 25 de março de 2021 /PRNewswire/ -- Uma economia circular reduzirá 20% as emissões de gases de efeito estufa e deve, portanto, fazer parte do Acordo Climático de Paris. O WCEF+Climate é a conferência on-line para chamar a atenção para a importância de uma economia circular que atinja os objetivos climáticos.
A reunião virtual é organizada pelo Ministério da Infraestrutura e Gestão da Água em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores da Holanda e com o Fundo Finlandês de Inovação, Sitra. Governos, organizações internacionais, instituições ligadas ao conhecimento, o setor privado e cidadãos participarão de discussões e reforçarão seu compromisso com a transição para uma economia circular. A conferência será encerrada com uma declaração de ação contendo os compromissos das entidades participantes.
"Chegou a hora de mudar o jogo. Se quisermos enfrentar as mudanças climáticas, precisamos olhar além da eficiência energética. Para um futuro saudável, temos que parar de desperdiçar nossos recursos finitos, reutilizar nossos materiais valiosos e transformá-los em novos produtos. Juntos, podemos fechar o círculo para chegar a uma economia circular, uma necessidade para a neutralidade climática até 2050. Chegou a hora de fazermos uma grande mudança", diz o ministro do Meio Ambiente e anfitrião, Stientje van Veldhoven.
Uma economia circular implica o uso de matérias-primas de forma mais inteligente e cuidadosa, evitando assim o desperdício e a poluição. A circularidade vai muito além de apenas reciclar resíduos. Mudar toda a cadeia como parte da transição para uma economia circular ajudará a promover uma economia sustentável e melhores condições de vida. A inovação e a colaboração são fundamentais para esta transição.
"O uso excessivo dos recursos naturais é uma grande fonte de emissões climáticas. A economia circular nos oferece uma ferramenta para enfrentar a crise climática, abordar a perda de biodiversidade e reduzir nosso consumo material de forma economicamente viável", disse Jyrki Katainen, presidente do Fundo de Inovação Finlandês, Sitra, co-anfitrião do evento.
Os palestrantes incluem, entre outros:
FONTE Netherlands’ Ministry of Infrastructure and Water Management and Ministry of Foreign Affairs, and the Finnish Innovation Fund Sitra