PR Newswire
HAIA, Holanda, 16 de abril de 2021
HAIA, Holanda, 16 de abril de 2021 /PRNewswire/ -- Vários compromissos para alcançar uma economia circular mundial foram feitos no Fórum Mundial de Economia Circular + Clima de dois dias de alto nível (WCEF+Climate). O ministro do Meio Ambiente da Holanda, Stientje van Veldhoven, declarou: "Com esta cúpula, garantimos que a circularidade seja vista em todo o mundo como uma parte inextricável da solução da crise climática."
A Conferência foi organizada em conjunto pela Holanda e pelo Fundo de Inovação Finlandês, Sitra. Entre os participantes estavam ministros de dezenas de países, representantes de alto nível da ONU e representantes de grandes empresas e start-ups. "Devemos separar o crescimento econômico das emissões climáticas e do excesso de consumo. Precisamos de colaboração global, rumo ao outono e ao Fórum de Economia Circular Mundial 2021 em Toronto, bem como à Conferência sobre Mudança Climática da ONU, COP26, que será realizada em Glasgow, como parte de uma transição circular em direção a uma economia de baixo carbono e à prova de clima", declarou Jyrki Katainen, presidente do Fundo de Inovação Finlandês, Sitra.
O WCEF+Climate demonstrou claramente os esforços mundiais em direção a uma economia circular para atingir nossas metas climáticas. Sem uma economia circular, é difícil atingir os objetivos do Acordo de Paris. O uso mais inteligente de matérias-primas, a maior reutilização de mercadorias e a melhor reciclagem podem levar a uma redução de 20% nas emissões de CO2 em todo o mundo.
Os jovens têm um impacto
A We Are Tomorrow Global Partnership, um movimento mundial da juventude, teve um papel importante na Conferência. O movimento climático da juventude holandesa foi colocado à mesa: estarão envolvidos em discussões políticas em direção a uma economia circular na Holanda. O presidente Werner Schouten declarou: "Estamos satisfeitos que a voz dos jovens em todo o mundo esteja se tornando cada vez mais importante. E na Holanda, observamos que milhares de jovens desejam fazer uma contribuição ativa para uma economia circular. O fato de termos permissão para participar de discussões com outras partes interessadas é outro passo importante."
Participantes
Entre os representantes das Nações Unidas estavam Amina Mohammed (secretária-geral adjunta), Inger Andersen (diretora executiva da UNEP) e Achim Steiner (administrador, UNDP). Entre os representantes da Comissão Europeia estavam Frans Timmermans (vice-presidente executivo). Em mais de 20 sessões, dezenas de países e empresas se comprometeram a trabalhar mais próximo para aumentar o impacto das iniciativas circulares existentes.
FONTE Netherlands’ Ministry of Infrastructure and Water Management and Ministry of Foreign Affairs, and the Finnish Innovation Fund Sitra