PR Newswire
SÃO PAULO, 29 de abril de 2021
SÃO PAULO, 29 de abril de 2021 /PRNewswire/ -- A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. ("GOL" ou "Companhia") (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, anunciou hoje o resultado consolidado do primeiro trimestre de 2021 (1T21), detalhando também suas iniciativas contínuas em resposta à pandemia de Covid-19.
Todas as informações são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas e estão disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade nesse trimestre com o mesmo período do ano anterior. Tais indicadores ajustados excluem os gastos relacionados ao percentual da frota não operacional que a GOL manteve em solo nesse período, e estão detalhados na tabela da seção "despesas operacionais". As comparações são em relação ao primeiro trimestre de 2020 (1T20), exceto quando especificadas de outra forma.
O 1T21 foi marcado por três tendências relevantes para a retomada do crescimento da GOL no futuro próximo:
A primeira delas refere-se à fusão entre GLA ("GOL Linhas Aéreas") e Smiles, cuja aprovação foi concedida pelos acionistas nas respectivas assembleias extraordinárias de 24/03/21. Essa transação deve proporcionar sinergias operacionais e financeiras para ambas as empresas que podem ultrapassar R$400 milhões por ano, principalmente por meio da gestão mais dinâmica do estoque de assentos, da unificação das ações de marketing, de otimização da gestão dos yields e de maior eficiência tributária.
"Os acionistas da GOL e da Smiles reconhecem o alto potencial de geração de valor das entidades integradas, bem como o diferencial gerado pelas sinergias na maximização do desempenho competitivo do Grupo," disse Paulo Kakinoff, Diretor-Presidente. "A transação será autofinanciada pela própria geração de caixa da Smiles, e possui significativos benefícios quanto a potenciais sinergias operacionais, financeiras e fiscais que não estavam disponíveis na configuração de empresas apartadas".
A outra tendência importante contempla a segunda onda da pandemia de Covid-19 no Brasil, que atingiu seu pico no final de março. Essa situação, combinada com o início da baixa temporada, interrompeu o processo de recuperação do mercado no primeiro trimestre. A GOL utilizou de sua flexibilidade e reajustou a malha aérea em resposta à menor demanda, protegendo o balanço e a liquidez.
"Desde o início da pandemia, a Companhia mantém a agilidade necessária para ajustar sua oferta de acordo com as oscilações de demanda, e isso permanece como nosso diferencial. Felizmente, já estamos constatando um declínio promissor nessa segunda onda de casos de Covid-19, com a taxa de transmissão do vírus no Brasil caindo abaixo de 1 pela primeira vez desde novembro/20. A GOL tem observado a correspondente retomada da recuperação das vendas de passagens ao longo das últimas semanas. Tendo por base a experiência de outras empresas aéreas nos EUA e Reino Unido, países que estão mais avançados que o Brasil no ritmo de vacinação, nós esperamos que o Programa Nacional de Imunização impacte positivamente na normalização da demanda por transporte aéreo no Brasil", adicionou Kakinoff.
A terceira tendência é o compromisso de longo prazo da Companhia com a sustentabilidade. Isso é um componente chave no combate aos efeitos da pandemia e é um direcionador estratégico para perpetuidade e crescimento do negócio no futuro próximo. A GOL segue comprometida em permanecer na liderança de sustentabilidade e está focada em alcançar emissões líquidas zero de carbono em 2050. Recentemente, a Companhia expandiu a transparência de seu reporting de ESG, incluindo informações detalhadas de métricas SASB e TCFD e, pela primeira vez, uma subseção específica para projeções em seu website de RI (www.voegol.com.br/ri). Ao adotar esses padrões e fornecer informações relevantes adicionais ao público em geral, a GOL reforça a transparência e a responsabilidade com seus stakeholders.
Sumário dos Resultados do 1T21
VÍDEOS DA ADMINISTRAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO & ÍNTEGRA DO RELEASE DE RESULTADOS
Acesse release de resultados, vídeos da administração, apresentação e demonstrações financeiras completas em: www.voegol.com.br/ri
Teleconferência 1T21: 29 de abril de 2021, 13h30 (Brasil), Telefone: +55 (11) 3181-8565, Código: GOL, com transmissão via webcast (https://webcastlite.mziq.com/cover.html?webcastId=f03299f7-72b8-4595-ad24-1a17ff80351c).
Relações com Investidores: ri@voegol.com.br, +55(11) 2128-4700
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (www.voegol.com.br): O maior grupo de serviços de transporte e viagens aéreas do Brasil, com atuação em transporte de passageiros, transporte de carga e programas de fidelidade de coalizão.
FONTE GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.