Condicionadores de ar inovadores e favoráveis ao clima: foram anunciados as vencedoras do prêmio Global Cooling

Condicionadores de ar inovadores e favoráveis ao clima: foram anunciados as vencedoras do prêmio Global Cooling

Gigantes da indústria apresentaram tecnologias inovadoras com cinco vezes menos impacto climático do que os condicionadores de ar convencionais e planejam trazê-las para o mercado até 2025.

PR Newswire

NOVA YORK e NOVA DELI, 29 de abril de 2021

NOVA YORK e NOVA DELI, 29 de abril de 2021 /PRNewswire/ -- Uma aliança global implementada pelo Governo da Índia, Mission Innovation, e a RMI anunciaram hoje as vencedoras do Prêmio Global Cooling, uma competição internacional de inovação para o desenvolvimento de soluções de refrigeração residencial super eficientes e favoráveis ao clima. A Gree Electric Appliances, Inc. de Zhuhai com a parceira Tsinghua University; e a Daikin com a parceira Nikken Sekkei Ltd. foram as duas vencedoras entre oito finalistas, após jogarem por terra tudo que se conhecia em termos de desempenho. Essas empresas produziram protótipos que têm cinco vezes menos impacto climático do que as unidades de ar-condicionado padrão disponíveis atualmente no mercado. Quando utilizadas em escala, essas tecnologias podem evitar 132 GT de emissões equivalentes de CO2 cumulativamente de hoje até 2050 e reduzir mais de 0,5°C do aquecimento global até o final do século.

Parabenizando as vencedoras da competição, Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group, disse: "Uma oportunidade de transformação do mercado para o setor de refrigeração agora é uma realidade. À medida que essa incrível conquista começa a ser reconhecida e aplaudida, é hora de as autoridades reguladoras se concentrarem nas políticas e padrões que nos ajudarão a trazer essas tecnologias para o mercado."

As oito equipes finalistas foram lideradas por alguns dos maiores fabricantes de condicionadores de ar (AC) do mundo e startups promissoras da Índia, China, Japão, Estados Unidos e Reino Unido.

O CEO da RMI, Jules Kortenhorst, ressaltou como a colaboração entre governos, indústria e organizações da sociedade civil resultou no sucesso da iniciativa. "Nesta década decisiva, que esta seja uma nova era de colaboração para impulsionar as inovações e a descoberta de soluções viáveis nos outros setores que ainda precisam adotar tecnologias eficientes, limpas e de baixo carbono."

Os finalistas do prêmio, que coletivamente produzem mais de 20% dos ACs residenciais do mundo, estão determinados a trazê-los ao mercado nos próximos anos. A Gree Electric Appliances, Inc. de Zhuhai, vencedora do prêmio, e a Qingdao Haier Air Conditioner Gen Corp. Ltd., parceira da finalista Transaera Inc., anunciaram sua intenção de participar da COP26 "Race to Zero Breakthrough" para o setor de refrigeração.

As vencedoras dividirão o valor do prêmio de US$ 1 milhão igualmente.

CONTATO: Alexandra Chin, 973-262-0002, achin@rmi.org

Vídeo - https://mma.prnewswire.com/media/1499893/Video.mp4  

 

FONTE Rocky Mountain Institute

Voltar noticias em Português no Mundo