Ouro Preto investe em tecnologia para construir novos caminhos além da mineração

Ouro Preto investe em tecnologia para construir novos caminhos além da mineração

Valin Week traz proposta de discutir food tech na cidade histórica, em evento a ser realizado em junho

PR Newswire

OURO PRETO, Brasil, 13 de maio de 2021

OURO PRETO, Brasil, 13 de maio de 2021 /PRNewswire/ -- Construída devido à mineração de ouro, no século XVIII, a tricentenária cidade de Ouro Preto busca, há anos, novos caminhos para reduzir a sua dependência econômica da exploração mineral na região. E, se depender de sua comunidade de inovação, será com ajuda da tecnologia e da produção de "comida de verdade" que a antiga Vila Rica fará história novamente em Minas Gerais.

Marcado para acontecer entre os dias 20 e 26 de junho, o Valin Week, evento organizado pelo Valin — Vale dos Inconfidentes, comunidade de inovação e tecnologia da região histórica de Minas, contará com palestras, workshops, mentorias e podcasts sobre o tema Food Tech. Toda a programação será gratuita, on-line e com foco no que tem sido produzido de mais moderno no mercado de tecnologia e de alimentação nas proximidades de Ouro Preto.

De acordo com o fundador e community leader do Valin, Kelson Douglas, a ideia de falar de tecnologia e comida está relacionada ao atual cenário da cidade. "Além de boa parte da arrecadação de Ouro Preto vir hoje de empresas de base tecnológica, como a fintech Gerencianet, o segmento de produtos agroecológicos também já se mostra importante para a economia local, ainda que pouco explorado", diz.

Ainda segundo Douglas, que também é organizador do Valin Week, buscar formas de desenvolvimento que vão além da mineração é fundamental para o futuro da região. "Em momentos de crise no mercado de mineração, como durante a queda dos preços das commodities, em 2014, e na época do rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, a economia de Mariana e Ouro Preto foi bastante impactada pelas demissões e paralisações das mineradoras, que também aquecem outros tipos de empreendimentos na região. No entanto, em todos estes momentos, os segmentos locais de tecnologia e de produção agroecológica continuaram de pé e contratando. São mercados que já se mostraram extremamente resilientes e importantes para o nosso caminho rumo à diversificação econômica", completa.

Dentre os palestrantes do Valin Week, já foram confirmados nomes como o de Preta Emmeline, gerente regional da Techstars no Brasil, marca responsável pelo evento Startup Weekend no país, do escritor e sociólogo Carlos Dória, autor de "A formação da culinária brasileira", e do empresário Giuliano Bittencout, CEO e fundador da BeGreen, a primeira fazenda urbana da América Latina.

Cidade histórica, atraente e inteligente

Figurando nos últimos anos nas listas de cidades mais inteligentes do país, Ouro Preto, que conta com diversas empresas de base tecnológica e startups em seu território, agora busca criar, manter e atrair mão de obra qualificada e investidores para o município. Para isso, além dos eventos do Valin, o poder público local tem se movimentado para tirar do papel o projeto de criação de um espaço de fomento tecnológico, assim como a política municipal de incentivo à inovação e à tecnologia, e ações que prometem tornar este importante destino turístico do país também um destino mais atraente para investimentos financeiros.

"Além de organizar Valin Week, temos conversado com o poder público e com as empresas locais para colocarmos de pé a primeira fase do Game Cluster Minas, um projeto para fomentar a criação de jogos digitais e analógicos no estado a partir de Ouro Preto e outras ideias que visam tornar a cidade mais atraente para quem vem de fora e quer, além de trabalhar e morar, encontrar aqui um leque de ofertas culturais tão boas quantas as que são encontradas em grandes centros urbanos, como Belo Horizonte", explica Kelson.

Para saber mais sobre o Valin Week acesse o instagram do evento ou o site do Vale dos Inconfidentes

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1505676/Ouro_Preto.jpg

FONTE Valin

Voltar noticias em Português no Mundo