Grupo Maire Tecnimont inicia trabalho preliminar em planta de fertilizantes com energia renovável no Quênia

Grupo Maire Tecnimont inicia trabalho preliminar em planta de fertilizantes com energia renovável no Quênia

PR Newswire

MILÃO, 19 de maio de 2021

MILÃO, 19 de maio de 2021 /PRNewswire/ -- O Grupo Maire Tecnimont S.p.A. anuncia que suas subsidiárias MET Development, Stamicarbon e NextChem começaram os trabalhos relacionados à implantação de uma planta de fertilizantes com energia renovável no Quênia. A MET Development assinou um acordo com a Oserian Development Company para o desenvolvimento da planta no parque industrial Oserian Two Lakes, localizado 100 km ao norte de Nairobi, na margem sul do Lago Naivasha.

Maire Tecnimont logo

A planta estará próxima à maior bacia de energia geotérmica do país e será parcialmente alimentada por fontes de energia solar produzidas no local, dispensando a necessidade de combustíveis fósseis, e eliminando a geração de carbono na produção. A instalação reduzirá as emissões de carbono em aproximadamente 100 mil toneladas de CO2 por ano, em comparação com uma planta de fertilizantes alimentada a gás. O projeto também reduzirá a dependência de fertilizantes de nitrogênio importados e substituirá cerca de 25% da demanda total, em cerca de 800 kt/a.

A Stamicarbon, subsidiária do Grupo Maire Tecnimont, empresa de inovação e licenciamento líder no mercado mundial de fertilizantes, fornecerá sua tecnologia Stami Green Ammonia para produzir amônia e sua tecnologia de ácido nítrico, como um pacote integrado de tecnologia para a produção de fertilizantes de nitrato. A configuração da tecnologia, que é caracterizada por uma abordagem modularizada, ideal para instalações de menor porte, será a primeira do gênero, embora seja baseada em tecnologia já comprovada.

Os trabalhos preliminares de engenharia do projeto foram iniciados e a NextChem pretende iniciar o FEED (Front-End Engineering Design) no final de 2021. O objetivo é iniciar a operação comercial da planta, que será dedicada ao agronegócio queniano, em 2025.

O projeto, que irá utilizar aproximadamente 70 MW de energia renovável, será o ponto de partida para a produção de fertilizantes no Quênia, e deverá gerar mais de 100 empregos diretos na região, ao mesmo tempo em que apoiará a economia em geral e os agricultores locais.

Pierroberto FolgieroCEO do Grupo Maire Tecnimont, comentou: "Temos o prazer de anunciar o início deste fascinante projeto com um parceiro pioneiro como a Oserian Development Company. Com esta iniciativa estratégica, nosso objetivo é promover o potencial de descarbonização do setor de fertilizantes usando a energia renovável como matéria-prima. Com esta iniciativa inicial muito promissora, confirmamos nossa habilidade no desenvolvimento de projetos com energia renovável, atuando como desenvolvedor e integrador tecnológico de ponta a ponta, capazes de conectar os fatores-chave que são necessários para industrializar a economia sustentável em todo o mundo."

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1322292/Maire_Tecnimont_Logo.jpg  

FONTE Maire Tecnimont S.p.A.

Voltar noticias em Português no Mundo