PR Newswire
PEQUIM, 8 de junho de 2021
PEQUIM, 8 de junho de 2021 /PRNewswire/ -- Uma manada de elefantes asiáticos selvagens deixou a Reserva Nacional da Natureza de Xishuangbanna no sudoeste da província de Yunnan, no sudoeste da China, e começou a marchar em direção ao norte em meados de março. Depois de passar por vários condados e ocasionalmente perambulando por vilarejos e cidades, os animais decidiram parar e descansar em uma área suburbana da cidade de Kunming.
O número de elefantes na manada mudou à medida que a sua jornada avançou. O número mais recente é de 14, após um macho ter deixado o grupo.
A razão pela qual estes animais animais ameaçados de extinção saíram de seu habitat e começaram a marchar na direção norte continua sendo desconhecida. Segundo alguns especialistas, a razão provavelmente é que o processo de proteção ambiental na área proporcionou um bom habitat para os elefantes asiáticos, o que lhes permite ter mais filhos. A marcha pode ser uma dispersão da população, já que as condições permitem o grupo de elefantes a saírem procurando por novos habitats.
As autoridades dos locais visitados pelos elefantes realizaram planos de resposta abrangentes, de modo a garantir a segurança dos humanos e dos animais. Nas cidades de Yuxi e Kunming, os planos de contingência foram lançados com equipamentos que incluem aeronaves não tripuladas, usadas para monitorar continuamente as atividades dos elefantes, e caminhões de transporte de emergência, que foram enviados para bloquear as estradas que levam aos vilarejos. Pessoas se organizaram rapidamente para a evacuação, onde necessário, e alimentos foram usados para guiar os elefantes longe das áreas urbanas.
Os elefantes asiáticos estão sob proteção estadual de primeira classe na China, listados como ameaçados pela União Internacional de Conservação da Lista Vermelha da natureza de espécies ameaçadas. A população de elefantes asiáticos selvagens vem aumentando na China, de 180 em 1980 para cerca de 300 agora.
A migração dos elefantes selvagens na China já ganhou destaque internacional. Meios de comunicação, incluindo a TV Asahi, a BBC e o the New York Times, relataram a jornada contínua dos animais, analisando os possíveis motivos por trás da migração.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=THjXrWi1lgw
FONTE CGTN