A Qualive utiliza blocos de cânhamo sustentáveis em projeto de restauro histórico

A Qualive utiliza blocos de cânhamo sustentáveis em projeto de restauro histórico

PR Newswire

PORTO, Portugal, 22 de junho de 2021

PORTO, Portugal, 22 de junho de 2021 /PRNewswire/ -- A Qualive, promotor imobiliário sediado no Porto, desenvolveu o primeiro projeto residencial de Portugal utilizando blocos de Hempcrete fabricados localmente, um material de construção sustentável feito de cânhamo.

Interior of an apartment in Paraiso, a residential development by Qualive Real Estate Group. The project is Portugal’s first residential project using Hempcrete - a sustainable, low-carbon-footprint, lightweight construction material

Os blocos Hempcrete, altamente valorizados pelas suas capacidades de retenção de carbono e pela sua massa térmica superior, foram amplamente utilizados em todo o cobiçado projeto Paraíso da Qualive, um projeto de restauro de edifícios residenciais do século XVIII e um acréscimo de peso para o emergente bairro da Lapa, no Porto.

Os 5000 blocos de Hempcrete utilizados no projeto Paraíso foram fabricados num armazém no Porto pelo gabinete de arquitetura SKREI e pelos seus colaboradores - um processo que envolve a mistura de shiv de cânhamo e cal para fazer Hempcrete antes de verter em moldes para secar.

Com excelentes qualidades isoladoras, um processo de fabrico com baixa pegada de carbono e a capacidade de absorver e emitir humidade, a alvenaria Hempcrete é ideal para ser utilizada em projetos de restauro de edifícios históricos, como o Paraíso. Ao contrário dos blocos de betão padrão, os blocos Hempcrete são respiráveis, o que dá origem a edifícios mais saudáveis, particularmente em climas húmidos como o do Porto. Embora não seja um material novo, a construção em Hempcrete é pouco habitual em projetos comerciais, principalmente devido ao seu custo de fabrico mais alto, quando comparado ao betão padrão. Mas com o setor da construção a responder por 38% das emissões globais de CO2, Hempcrete é uma alternativa viável emergente ao betão com elevada intensidade de carbono para empreiteiros sustentáveis.

Ziyou Tian, fundadora e CEO da Qualive, afirmou: "Não só o hempcrete é um material leve e sustentável que funciona bem estruturalmente com extensões de edifícios históricos, como o Paraíso, como também o nosso compromisso em utilizar materiais e técnicas de construção sustentáveis nos trouxe investidores e clientes com a mesma mentalidade. Um projeto verdadeiramente único como o Paraíso está a gerar um rendimento superior à média. A rentabilidade das rendas está 50% acima do mercado desde o início da sua operação."

"Os edifícios têm impactos duradouros no seu ambiente e contextos, pelo que garantimos que deixamos uma marca positiva onde construímos.  Cada vez mais investidores imobiliários e proprietários de casas estão à procura de produtos que se adaptam às suas ambições e, no nosso caso, muitos dos nossos investidores e clientes são atraídos pelo nosso compromisso com projetos únicos, sustentáveis e orientados para o design."

Sobre a Qualive
Fundada em 2016, a empresa portuguesa de desenvolvimento imobiliário Qualive construiu desde então uma reputação para os seus projetos de desenvolvimento urbano sustentável orientados para o design, específicos do contexto, que criam valor a longo prazo para os investidores, clientes e comunidades circundantes. Até à data, a equipa multidisciplinar e liderada por mulheres da Qualive concluiu com sucesso cinco grandes projetos residenciais em Lisboa, Porto e Évora, num volume total de 30 milhões de euros.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1536857/Qualive_Paraiso.jpg

Voltar noticias em Português no Mundo