Sinopec lança o primeiro projeto de captura de carbono em escala de megatons da China

Sinopec lança o primeiro projeto de captura de carbono em escala de megatons da China

Criação de um modelo de ciclo de carbono artificial no impulso das emissões máximas de carbono

PR Newswire

PEQUIM, 6 de julho de 2021

PEQUIM, 6 de julho de 2021 /PRNewswire/ -- A China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, "Sinopec") iniciou o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono em megatons (CCUS) da China, o Sinopec Qilu-Shengli Oilfield CCUS (o "projeto"). A previsão é que se torne a maior base de demonstração e caso de aplicação da CCUS da cadeia industrial da China para promover o desenvolvimento em larga escala de CCUS no país.

Sinopec lança o primeiro projeto de captura de carbono em escala de megatons da China. (PRNewsfoto/SINOPEC)

Sinopec iniciou o primeiro projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono em escala de megatons da China, o projeto Sinopec Qilu-Shengli Oilfield CCUS. (PRNewsfoto/SINOPEC)

O projeto, que deverá entrar em produção até o final de 2021, é um marco importante no progresso da construção dos projetos CCUS da China e é uma grande demonstração do desenvolvimento do setor. Também é de grande importância ampliar os recursos de redução das emissões de carbono da China e construir um modelo de "ciclo de carbono artificial" à medida que o país avança para alcançar as emissões máximas de carbono até 2030 e a neutralidade de carbono até 2060.

O CCUS é um importante meio técnico para lidar com as mudanças climáticas globais e controlar as emissões de gases de efeito estufa, capturando e purificando o dióxido de carbono emitido durante a produção e utilizando-o em um novo processo de produção para sua reciclagem e armazenamento.

O projeto em escala de megatons lançado pela Sinopec consiste de duas partes: a captura de dióxido de carbono pela Sinopec Qilu e o deslocamento e armazenamento do dióxido de carbono pela Shengli Oilfield. A Sinopec Qilu captura o dióxido de carbono e o transporta para o campo petrolífero de Shengli para seu posterior deslocamento e armazenamento, alcançando uma aplicação integrada de captura, deslocamento e armazenamento de carbono para selar o dióxido de carbono subterrâneo.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. 

Estima-se que o projeto reduza as emissões de carbono em 1 milhão de toneladas por ano, o equivalente a plantar quase 9 milhões de árvores e fechar 600.000 veículos econômicos. O grande petróleo da China inicialmente implementado (OIIP) é adequado para o deslocamento de dióxido de carbono e o avanço do desenvolvimento do setor de CCUS estabelecerá um suporte sólido para garantir a segurança energética da China e promover a transformação com baixas emissões de carbono do setor de energia fóssil. 

Como um caminho tecnológico essencial para atingir a neutralidade de carbono, o CCUS tem um enorme potencial para a redução de emissões e amplas perspectivas de uso industrial. Os estudos têm demonstrado que o CCUS neutralizará 1 bilhão de toneladas de emissões de carbono da China no futuro, promovendo efetivamente a purificação da energia fóssil, o desenvolvimento em escala da energia limpa e a produção baixa em carbono.

Zhang Yuzhuo, presidente da Sinopec, observou que o CCUS é uma medida importante para promover efetivamente a redução das emissões de carbono.

"Segundo a IEA, o CCUS contribuirá com cerca de 14% da redução das emissões de dióxido de carbono até 2050, e as perspectivas de aplicação no mercado são muito promissoras. O desenvolvimento do CCUS é uma tendência e uma missão. A Sinopec pesquisará e estabelecerá um centro de captura, utilização e pesquisa e desenvolvimento de carbono para promover uma série de tecnologias centrais e problemas de gargalo em todos os vínculos de captura, transporte, utilização e armazenamento de carbono, além de um sistema de inovação tecnológica de utilização de dióxido de carbono de desenvolvimento tecnológico-demonstração-industrialização de projetos, estendendo a cadeia do setor de sequestro de carbono limpo e a criação de um centro inovador para as tecnologias de redução de emissões de carbono", explicou Zhang.

A Sinopec tem como objetivo construir outra base de demonstração de CCUS em escala de megatons nos próximos cinco anos, realizando o desenvolvimento de CCUS industrializado e ampliando ainda mais as perspectivas à medida que a China avança para atingir o pico carbono e a neutralidade de carbono.

Sobre a Sinopec 

A Sinopec Corp. é uma das maiores empresas integradas de energia e produtos químicos da China. Suas principais operações incluem a exploração e produção, transporte de gasodutos e venda de petróleo e gás natural; a venda, o armazenamento e o transporte de produtos petrolíferos, produtos petroquímicos, produtos químicos de carvão, fibra sintética, fertilizantes e outros produtos químicos; a importação e exportação, incluindo uma agência de importação e exportação, de petróleo, gás natural, produtos petrolíferos, produtos petroquímicos e químicos e outras commodities e tecnologias; e pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias e informação.

A Sinopec estabelece como sua missão corporativa, o "alimentar uma vida bonita", coloca "as pessoas, a responsabilidade, a integridade, a precisão, a inovação e o ser bom para todos" como seus valores corporativos fundamentais, busca estratégias de desenvolvimento orientado por valor e voltado para a inovação, alocação integrada de recursos, cooperação aberta e crescimento verde e com baixas emissões de carbono, e se esforça para alcançar sua visão corporativa de construir uma empresa líder mundial em energia e produtos químicos.

Para obter mais informações, acesse Sinopec.

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1557819/image1.jpg 
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1557821/image2.jpg 
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg

 

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo