Relatório de Referência de Inteligência Digital de 2021: apesar da queda de crimes no isolamento, as investigações ainda diminuem com as evidências digitais

Relatório de Referência de Inteligência Digital de 2021: apesar da queda de crimes no isolamento, as investigações ainda diminuem com as evidências digitais

PR Newswire

PETAH TIKVA, Israel, 15 de julho de 2021

PETAH TIKVA, Israel, 15 de julho de 2021 /PRNewswire/ -- A Cellebrite, o líder global em soluções de Inteligência Digital (ID) para os setores público e privado, publicou hoje o seu Relatório Anual de Referência de Inteligência Digital para 2021, uma análise das respostas de 2.000 gerentes de agência, investigadores, analistas e examinadores forenses que trabalham em agências de aplicação da lei em 117 países diferentes.

Cellebrite Logo

O estudo em ID – que torna os dados digitais acessíveis e acionáveis em investigações legalmente sancionadas – revela que, apesar de uma queda em certos tipos de crimes em algumas das maiores economias do mundo, como resultado do isolamento contra a COVID-19, as agências ainda estão lutando para manter o ritmo, o processo e a análise das evidências digitais de forma rápida e eficaz.

Quase metade da população mundial – 3,9 bilhões de pessoas – estava sob alguma forma de isolamento até a primeira semana de abril de 2020. Um relatório das Nações Unidas baseado em dados de 30 países revelou que o relato de furto, assalto e roubo diminuiu significativamente devido à pandemia, caindo mais de 50% na maioria dos países, com redução maior de medidas de isolamento. Em alguns países, os homicídios também caíram em uma média de 25% durante março/abril de 2020, logo após a pandemia. No entanto, de acordo com um relatório da CNN de abril de 2021, os EUA observaram um aumento significativo no crime violento (33%) nas principais cidades em 2020 e não está diminuindo em 2021.

Apesar dessa queda temporária em determinados crimes, o Relatório de Referência de Inteligência Digital revela que a quantidade de horas extras trabalhadas pelos examinadores em 2020 diminuiu em apenas 3% em comparação com os níveis de 2019. Por outro lado, os investigadores estão passando uma média de 48 horas por semana analisando fotos, vídeos gravados e mensagens de texto de dispositivos, juntamente com vídeos de segurança e CCTV, e criando relatórios. Além disso, os investigadores relataram um tempo médio de resposta de 5 a 7 dias para receber dados e um relatório inicial de examinadores no laboratório.

As implicações de não acelerar o processo de investigação digital para resolver crimes e salvar vidas são significativas porque, de acordo com o estudo, as provas digitais são importantes em quase dois terços (63%) de todas as investigações. Dessas investigações, os smartphones eram uma fonte de evidências em 96%, seguida por computadores Windows (52%), celulares convencionais (45%), tablets (39%) e até mesmo tecnologias emergentes, como vestíveis (8%) e criptomoedas (8%).

Mark Gambill, vice-presidente executivo da Cellebrite comenta: "Pudemos ver que não houve melhoria contra muitos KPIs que nosso setor rastreia, apesar das quedas da taxa criminal que vimos ao longo de 2020. A capacidade das autoridades policiais de acessar legalmente quaisquer dispositivos bloqueados continua a atrasar as investigações. E não ficamos nem um pouco surpresos em ver a importância das evidências digitais para resolver crimes claramente refletidos nos dados, bem como novas tecnologias como criptomoedas e dispositivos vestíveis que desempenham um papel no avanço das investigações. Gerentes de agências, investigadores, analistas e examinadores forenses não tiveram nenhum descanso no ano passado e a situação está prestes a piorar como taxas criminais, particularmente de crimes violentos, que estão crescendo rapidamente em grandes áreas metropolitanas em todo o mundo."

O relatório revela também que os gerentes das agências de aplicação da lei reconhecem que ainda existem grandes ineficiências no ecossistema de investigação. 55% dos gerentes da agência disse que têm uma estratégia de transformação digital deficiente ou inexistente e que provavelmente priorizarão a transformação digital.

O relatório destaca cinco grandes áreas de desenvolvimento que inibem as agências de aplicação da lei de alavancar totalmente suas provas digitais como parte de seu fluxo de trabalho investigativo: 

O Relatório de Referência de Inteligência Digital também faz uma série de recomendações de como as agências podem retomar o caminho certo:

O relatório completo pode ser baixado em: https://www.cellebrite.com/en/industry-report/

Sobre a Cellebrite
A missão da Cellebrite é permitir que seus clientes protejam e salvem vidas, acelerem a justiça e preservem a privacidade nas comunidades em todo o mundo. A Cellebrite é líder global em soluções de Inteligência Digital para os setores público e privado, capacitando as organizações a dominar as complexidades das investigações digitais legalmente sancionadas por meio da simplificação dos processos de inteligência. Com a confiança de milhares de órgãos e empresas líderes em mais de 140 países, a plataforma e as soluções de Inteligência Digital da Cellebrite transformam a forma como os clientes coletam, avaliam, analisam e gerenciam dados em investigações legalmente sancionadas. Para saber mais, acesse www.cellebrite.com e https://www.cellebrite.com/en/investors/.

Contatos 

Mídia
Adam Jaffe
vice-presidente de comunicações globais
+1 973 206 7643
adam.jaffe@cellebrite.com
- ou -
RapidResponse@cellebrite.com

Investidores
Anat Earon-Heilborn
vice-presidente de relações com investidores
+972 73 394 8440
investors@cellebrite.com

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1193846/Cellebrite_Logo.jpg  

FONTE Cellebrite

Voltar noticias em Português no Mundo