XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana foi acompanhada em 42 países

XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana foi acompanhada em 42 países

MINISTROS DA ALEMANHA E DO URUGUAI, ALÉM DE ESPECIALISTAS DA AMÉRICA LATINA E DA EUROPA, DEBATERAM EM PAINEIS VIRTUAIS

PR Newswire

RIO DE JANEIRO, 21 de setembro de 2021

RIO DE JANEIRO, 21 de setembro de 2021 /PRNewswire/ -- Com audiência de 42 países, a XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, maior fórum sobre segurança internacional da América Latina, foi concluída  com êxito na última sexta, 17. O evento foi realizado online, nos dias 16 e 17 de setembro, pela Fundação Konrad Adenauer, CEBRI e Delegação da União Europeia no Brasil. O tema de 2021 foi "Ausência de guerras significa paz? Estratégias de segurança internacional em uma nova ordem geopolítica mundial", e os participantes refletiram sobre os diversos tipos de ameaças à paz e à segurança da população global.

Nesta edição, a Conferência do Forte inovou ao criar um estúdio em Copacabana, de onde a jornalista Julia Dias Carneiro apresentou o evento, enquanto especialistas da América Latina e da Europa debateram a partir de suas casas e gabinetes, espalhados por diversos países.

O primeiro painel teve a presença de Annegret Kramp-Karrenbauer, ministra da Defesa da Alemanha; Javier García Duchini, ministro da Defesa do Uruguai; Stefano Sannino, secretário-geral do Serviço Europeu para a Ação Externa; e do contra-almirante Guilherme Mattos Abreu, representando o Ministério da Defesa do Brasil. O moderador foi Henning Speck, assessor de Política Externa e Segurança do CDU/CSU.

Durante os dois dias, foram realizadas outras três mesas: "O nexo civil-militar: gestão global de risco e o papel das Forças Armadas", sobre temas como as relações entre civis e militares e os desafios do setor de defesa; "Superando a insegurança: multilateralismo e o papel de alianças transnacionais de segurança", sobre cooperação internacional; e "Mudando o jogo: respostas cibernéticas a situações de crise" focado em cibersegurança. Tais assuntos também foram explorados nos policy papers da Conferência, escritos por pesquisadores criteriosamente selecionados. A publicação contém 14 artigos e está disponível gratuitamente no site da KAS-Brasil.

Finalizando a Conferência, o Embaixador Ignácio Ybàñez concluiu em seu discurso que a ausência de guerras não significa paz, um consenso entre os participantes. A diretora da KAS-Brasil, Anja Czymmeck, e o presidente do conselho curador do CEBRI, José Pio Borges, agradeceram a participação de todos. Anja anunciou o início dos preparativos para 2022 e adiantou que o evento deverá ter formato híbrido, reunindo conferencistas e público presencialmente no Rio de Janeiro, enquanto transmite os debates para a grande plateia virtual formada nas duas últimas edições.

FONTE XVIII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

Voltar noticias em Português no Mundo