Os sistemas alimentares têm o poder de "concretizar a visão de um mundo melhor", disse o Secretário-Geral da ONU na primeira Cúpula de Sistemas Alimentares

Os sistemas alimentares têm o poder de "concretizar a visão de um mundo melhor", disse o Secretário-Geral da ONU na primeira Cúpula de Sistemas Alimentares

Em um discurso por ação (Chair's Summary Statement of Action), António Guterres pediu mudanças transformadoras nos sistemas alimentares para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030

PR Newswire

NOVA YORK, 27 de setembro de 2021

NOVA YORK, 27 de setembro de 2021 /PRNewswire/ -- O Secretário-Geral da ONU apelou para que o mundo cumpra suas promessas de um futuro melhor por meio de sistemas alimentares que funcionem para as pessoas, o planeta e a prosperidade na primeira Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU.

Em um discurso (Chair's Summary Statement of Action), o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, convocou governos e parceiros a cumprir os compromissos que eles assumiram para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) até 2030.

"Enquanto a pandemia nos separou fisicamente, os preparativos para esta Cúpula nos uniram", afirmou Guterres.

"Por meio de diálogos nacionais, os governos uniram empresas, comunidades e sociedade civil para delinear caminhos para o futuro dos sistemas alimentares em 148 países. Mais de 100 mil pessoas se juntaram para discutir e debater soluções — muitas das quais agora estão sendo compartilhadas nesta Cúpula."

Guterres elogiou a cúpula por "incentivar sistemas alimentares que possam impulsionar a recuperação global de três maneiras fundamentais. Para as pessoas. Para o planeta. E para a prosperidade."

Enquanto mais de 90 Chefes de Estado e Governo apresentavam suas estratégias e compromissos nacionais, o Secretário-Geral homenageou agricultores, pecuaristas, trabalhadores, povos indígenas, mulheres e jovens: "Vamos aprender uns com os outros — e nos inspirar uns aos outros — enquanto trabalhamos juntos para alcançar os ODSs."

O discurso (Chair's Summary Statement of Action) descreve como o progresso em cinco áreas principais equivaleria a uma mudança global no progresso dos ODS, garantindo os direitos humanos fundamentais para todos.

No âmbito global, as agências da ONU – a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Programa Alimentar Mundial (PAM) – irão liderar conjuntamente um centro de coordenação de todo o sistema da ONU para continuar o trabalho da Cúpula e apoiar os países juntamente com os Coordenadores Residentes (RCs) e as Equipes de País das Nações Unidas (UNCTs).

O Secretário-Geral apresentará um relatório anual ao Fórum Político de Alto Nível para monitorar o progresso em relação à Agenda 2030 da ONU, com um balanço global a cada dois anos.

Contato:
Katie Taft
fsscommunications@un.org

 

FONTE UN Food Systems Summit

Voltar noticias em Português no Mundo