O Homem das Dores de Sandro Botticelli estrela a série de vendas Semana de Mestres da Sotheby's em janeiro de 2022

O Homem das Dores de Sandro Botticelli estrela a série de vendas Semana de Mestres da Sotheby's em janeiro de 2022

A obra-prima definitiva do final da carreira de Botticelli será oferecida com valor estimado de mais de 40 milhões de dólares

PR Newswire

NOVA YORK, 6 de outubro de 2021

NOVA YORK, 6 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- Uma das últimas grandes obras-primas que permanecem em propriedade privada do renomado artista renascentista, Sandro Botticelli, estrelará a série de vendas anual Semana de Mestres da Sotheby's em Nova York em janeiro de 2022, com uma estimativa de mais de 40 milhões de dólares. Produzido no final do século XV/início do século XVI, O Homem das Dores é uma obra-prima do período final do artista, quando Botticelli foi muito influenciado pelo frei dominicano fanático Girolamo Savonarola e adotou um estilo caracterizado pelo simbolismo cristão e espiritualidade visionária. O retrato do Cristo ressuscitado revela um desfecho importante aos períodos anteriores e mais conhecidos da carreira de Botticelli, ao mesmo tempo em que incorpora o estilo singular do artista com um retrato humano e surpreendentemente moderno de Cristo.

O Homem das Dores chega a leilão após a venda recorde pela Sotheby's da obra de Botticelli Jovem Segurando um Medalhão em janeiro de 2021, que alcançou 92,2 milhões de dólares -- tornando-se um dos retratos mais valiosos de qualquer época já vendidos, uma das pinturas de Velhos Mestres mais valiosas já vendidas em leilão, e o trabalho mais valioso já vendido em um leilão de Velhos Mestres. Apesar da venda recorde no início deste ano, as obras de Botticelli - de qualquer período - raramente são disponibilizadas para leilão. Seus últimos trabalhos, em especial, dificilmente aparecem no mercado, sendo que apenas três obras deste período (posterior a 1492) estão sabidamente em coleções particulares. 

George Wachter, presidente da Sotheby's e co-chefe mundial de pinturas de Velhos Mestres, comentou: "Levar a leilão uma obra de Botticelli dessa qualidade é um grande evento no mundo de Velhos Mestres -- mas fazer isso um ano após a venda recorde do Jovem segurando um medalhão de Botticelli, é um fenômeno único de uma geração. Esta pintura extraordinária é um excelente exemplo do que faz de Botticelli um artista tão cativante: um estilo visual arrojado aliado a uma abordagem singularmente humana para retratos. Interpretando um assunto bastante difícil e sombrio como Cristo após a perseguição, Botticelli cria um retrato profundamente complexo e comovente que é verdadeiramente atemporal."

Christopher Apostle, diretor de pinturas de Velhos Mestres da Sotheby's em Nova York, disse: "Durante a última década de sua vida, a produção de Botticelli foi extremamente diferente de sua carreira anterior, que muitas vezes se caracteriza como a epítome dos ideais renascentistas do humanismo e da beleza. O Homem das Dores é um retrato notavelmente realista de Cristo simbolizando seu sofrimento e morte, mas com um grau surpreendente de humanidade que é a marca do retrato de Botticelli, e mostra a divindade de Cristo com uma profundidade psicológica impressionante. A pintura destaca a intensa espiritualidade de Botticelli, que influenciou muito seu trabalho e vida no final do período, e apresenta uma visão única sobre Botticelli, o homem e Botticelli, o artista."

A obra O Homem das Dores será exibida em uma exposição pública em Hong Kong de 7 a 11 de outubro, onde o interesse pelo artista alcançou recorde histórico na Sotheby's e no cenário artístico como um todo: a obra recorde de Botticelli, Jovem Segurando um Medalhão recebeu um lance inferior de um colecionador asiático; e no ano passado, uma exposição do trabalho do artista no Museu de Arte de Hong Kong foi muito aclamada (Botticelli e seu tempo – obras-primas da Uffizi, em exibição de 23 de outubro até fevereiro de 2021).

Após a exposição em Hong Kong, O Homem das Dores embarcará para uma turnê global para Los Angeles, Londres e Dubai antes de voltar para Nova York para uma exposição de pré-venda em janeiro.

Sobre a Sotheby's
Fundada em 1744, a Sotheby's é o principal destino do mundo para arte e luxo. A Sotheby's promove acesso, conhecimento e preservação de obras de artes e objetos raros por meio de leilões e canais de compra, incluindo vendas privadas, comércio eletrônico e varejo. Nosso mercado global confiável tem o apoio de uma plataforma de tecnologia líder do setor e uma rede de especialistas que abrange 40 países e 50 categorias, que incluem arte contemporânea, arte moderna e impressionista, Velhos Mestres, obras de arte chinesas, joias, relógios, vinho e destilados, e interiores, entre muitos outros.

Instagram  | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Pinterest | WeChat | Weibo | Youku

* As estimativas não incluem o bônus do comprador ou o bônus de despesas indiretas. Os preços obtidos incluem o preço de arremate mais o bônus do comprador e o bônus de despesas indiretas e são líquidos de todas as taxas pagas ao comprador quando o comprador dá um lance irrevogável.

Imagens disponíveis mediante solicitação

Assista leilões ao vivo e dê lances em tempo real, descubra o valor de uma obra de arte, navegue por catálogos de vendas, veja conteúdo original e muito mais em sothebys.com e baixando o aplicativo da Sotheby's para iOS e Android.

Nova York | +1 212 606 7176 | Derek Parsons | Derek.Parsons@Sothebys.com | Amanda Bass | Amanda.Bass@Sothebys.com

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1636489/Sothebys_Sandro_Botticelli_The_Man_of_Sorrows.jpg

 

FONTE Sotheby's

Voltar noticias em Português no Mundo