Sinopec coloca em operação o maior cluster de armazenamento de gás do norte da China com fornecimento de dez bilhões de metros cúbicos de armazenamento de gás

Sinopec coloca em operação o maior cluster de armazenamento de gás do norte da China com fornecimento de dez bilhões de metros cúbicos de armazenamento de gás

PR Newswire

PEQUIM, 18 de outubro de 2021

PEQUIM, 18 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- A instalação de armazenamento de gás Wei 11, construída pela China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, "Sinopec", "a Empresa") na região do campo petrolífero de Zhongyuan, concluiu com sucesso sua primeira injeção de gás em 18 de outubro, marcando o início da operação oficial do maior cluster de armazenamento subterrâneo de gás no norte da China.

Sinopec coloca em operação o maior cluster de armazenamento de gás do norte da China com fornecimento de dez bilhões de metros cúbicos de armazenamento de gás (PRNewsfoto/SINOPEC)

A instalação de armazenamento de gás tem capacidade de 10,03 bilhões de  metros cúbicos e será uma importante garantia de recursos para armazenamento de gás e geração de energia em horários de pico do inverno até a primavera na região norte da China e na bacia do rio Amarelo, além de garantir um suprimento de gás estável.

O cluster de armazenamento de gás Zhongyuan da Sinopec agora tem três blocos, o Wen 23, o Wen 96 e o Wei 11. A instalação de armazenamento de gás Wei 11, que agora está instalada e em funcionamento, é um componente fundamental para estabelecer o cluster de armazenamento de gás natural que chega a dez bilhões de metros cúbicos. O bloco está localizado na junção das províncias de Henan e Shandong e tem capacidade projetada de 1,009 bilhão de metros cúbicos. A maior capacidade de geração de energia em horários de pico diário da instalação de armazenamento de gás Wei 11 é de cinco milhões de metros cúbicos, o que pode atender às demandas de gás de dez milhões de residências todos os dias.

Além disso, a Sinopec terá suas instalações de armazenamento de gás Wen 13 West e Bai 9 na região do campo petrolífero de Zhongyuan instaladas e em funcionamento até o final deste ano, após concluir a construção e injeção de gás, adicionando uma capacidade de armazenamento de gás estimada em 1,116 bilhões de metros cúbicos, aumentando ainda mais os recursos da empresa em armazenamento de gás e geração de energia em horários de pico.

O armazenamento de gás é um "banco de gás natural" subterrâneo, uma infraestrutura de energia que integra geração de energia em horários de pico sazonais, fornecimento de gás em casos de acidente de emergência e reservas nacionais de energia estratégica. À medida que a proporção de gás natural continua a expandir na estrutura de consumo de energia da China, os picos e vales do fornecimento de gás natural, bem como as diferenças sazonais, estão se tornando cada vez mais evidentes. O armazenamento de gás pode "depositar" o excedente de gás natural no mercado e "empurrar" o tempo de escassez de abastecimento durante a estação de aquecimento no inverno para garantir a geração de energia em horários de pico de demanda por gás natural.

A Sinopec continua acelerando a construção de instalações de armazenamento de gás e aprimorando os recursos de armazenamento de gás e de geração de energia em horários de pico na China. A empresa está se preparando para concluir projetos importantes, incluindo o cluster de armazenamento de gás Zhongyuan e a instalação de armazenamento de gás Huangchang na província de Hubei e muito mais, após a conclusão das instalações de armazenamento de gás, incluindo Yong 21, na província de Shandong, Wei 11, na região do campo petrolífero de Zhongyuan, Guxi, na província de Jilin e Qingxi, na província de Sichuan, expandindo continuamente a escala de armazenamento de gás natural e aprimorando efetivamente a capacidade de armazenamento e os recursos de geração de energia em horários de pico de gás para garantir o fornecimento de gás natural.

Para obter mais informações, acesse Sinopec.

Logo (PRNewsfoto/Sinopec)

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1662680/1.jpg 
Logo - https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg  

 

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo