Sinopec explora o petróleo de xisto no campo petrolífero de Shengli com reservas estimadas de 458 milhões de toneladas

Sinopec explora o petróleo de xisto no campo petrolífero de Shengli com reservas estimadas de 458 milhões de toneladas

PR Newswire

PEQUIM, 3 de novembro de 2021

PEQUIM, 3 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- Os quatro poços de prospecção de petróleo de xisto designados na área exploratória leste do campo petrolífero Shengli da China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, "Sinopec") relataram alto fluxo de petróleo em 3 de novembro, entre os quais o Fanye-1 alcançou o pico diário de produção de 171 toneladas, estabelecendo o recorde de produção de um único poço de petróleo de xisto na China.

Sinopec explora o petróleo de xisto no campo petrolífero de Shengli com reservas estimadas de 458 milhões de toneladas (PRNewsfoto/SINOPEC)

Representando um avanço estratégico na exploração do petróleo de xisto no campo petrolífero Shengli, a conquista recorde mostrou as perspectivas brilhantes da área de exploração e desenvolvimento de petróleo de xisto. O campo petrolífero Shengli reportou que o primeiro lote de reservas geológicas de petróleo de xisto atingiu 458 milhões de toneladas pelas previsões atuais. Estimativas preliminares mostraram que os recursos de petróleo de xisto na região totalizam mais de 4 bilhões de toneladas, marcando um território praticamente novo para aumentar as reservas e a produção no leste da China.

O petróleo de xisto é o recurso de petróleo armazenado nos micro/nano poros de camadas de xisto. O petróleo de xisto desenvolvido no campo petrolífero de Shengli está a uma profundidade de mais de 3.000 metros a uma temperatura que atinge 170 graus Celsius em um espaço de armazenamento mais fino do que um fio de cabelo. O baixo grau de evolução geológica, alta densidade, baixa fluidez e cenário de desenvolvimento difícil desafiaram técnicas, incluindo perfuração e fraturamento.

Para resolver problemas na exploração e desenvolvimento de petróleo de xisto, o campo petrolífero Shengli inovou em três tecnologias principais para romper os gargalos. Ele realizou mais de 40 tipos de pesquisa de petróleo de xisto em vários níveis, incluindo o programa nacional de pesquisa básica da China  (973 Program) e os principais projetos especiais, na última década, como:

Atualmente, o campo petrolífero de Shengli está totalmente equipado para a exploração e o desenvolvimento abrangentes do petróleo de xisto. A empresa está trabalhando em tecnologias para seções horizontais mais longas, desenvolvimento multicamadas e tridimensional, aplicando de forma inovadora o modelo "well factory" (fábrica de poços) para acelerar a criação de uma zona pioneira de desenvolvimento de petróleo de xisto em nível nacional na bacia da falha continental de Jiyang.

"O próximo passo para a Sinopec Shengli Oilfield é continuar a realizar pesquisas aprofundadas e melhorar os recursos de engenharia para apoiar o aumento da reserva e produção de petróleo de xisto em larga escala. Estima-se que a capacidade de produção de petróleo de xisto atinja 1 milhão de toneladas nos próximos cinco anos, consolidando o rendimento de produção e a resiliência à segurança energética na China", observou Kong Fanqun, assistente do presidente da Sinopec e diretor executivo da Sinopec Shengli Oilfield.

A Sinopec também registrou grandes avanços no campo de exploração de gás de xisto, incluindo a criação do primeiro campo de gás de xisto em larga escala da China, O campo de gás de xisto de Fuling. A descoberta do primeiro campo de gás de xisto profundo da China, o campo de gás de xisto de Weirong, a primeira fase que chegou a uma capacidade de produção de 1 bilhão de metros cúbicos em 2020; além do poço principal de prospecção de gás de xisto , o Dongye Deep 2 na bacia de Sichuan, que foi testado para produzir 412.000 metros cúbicos de gás xisto de alta qualidade diariamente e uma conquista significativa na exploração de gás xisto ultraprofundo a uma profundidade de mais de 4.000 metros.

Para obter mais informações, acesse Sinopec.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1677824/Sinopec_Exploits_Shale_Oil.jpg

 

FONTE SINOPEC

Voltar noticias em Português no Mundo