NOVA YORK, 6 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- Apresentando mais de 680 lotes que juntos perfazem uma das séries de venda mais importante já feita, o complemento total da semana de leilões de novembro da Sotheby´s foi apresentado hoje ao público em sua totalidade na Sotheby's New York Galleries.
Com uma estimativa combinada de cerca de USD 1 bilhão, a exposição e vendas serão ancoradas pela famosa Macklowe Collection - uma das das maiores coleções de qualquer tipo que já chegou ao mercado. A oferta de novembro incluirá 35 obras da coleção, cada uma representando uma obra-prima em si. (Veja aqui e aqui para mais detalhes). Esses serão apresentados ao longo de três futuras vendas noturnas, com destaque para obras do final do século 19 até a arte feita nos últimos 20 anos, incluindo Banksy, Jean-Michel Basquiat, Mark Bradford, Leonora Carrington, Jordan Casteel, Frida Kahlo, Lee Krasner, Claude Monet, Yoshitomo Nara, e muitos outros, bem como 50 obras da coleção de arte conservada pelo colecionador de arte e grande produtor de televisão Douglas S. Cramer, incluindo a obra-prima de Roy Lichtenstein,Two Paintings…Craig – um presente do artista e um símbolo da sua estreita amizade. A semana de vendas noturnas também incluirá um leilão exclusivo, com um único lote da The Constitution of the United States, vendida em benefício da Dorothy Tapper Goldman Foundation.
Destaques selecionados da próxima estação:
- Alberto Giacometti: Le Nez (estimado entre USD 70 a 90 milhões), da famosa Macklowe Collection, é uma das esculturas mais poderosas e importantes do artista. Reunindo referências ao surrealismo e à esculturas africanas, Le Nez sumariza a angústia existencial que está no cerne da obra de Giacometti. Nunca algum outro exemplar desta escultura extraordinária esteve em leilão, a maioria das peças foram adquiridas quase imediatamente pelos importantes museus do mundo.
- Também da The Macklowe Collection, Mark Rothko com a magistral Nº 72 (estimada em USD 70 a 90 milhões). Pintada em 1951, a obra marca o momento-chave no início dos anos 1950 durante o qual Rothko desenvolveu seu estilo único de abstração e modo maduro de expressão artística. Tendo pertencido à colecionadora americana Sarah Campbell Blaffer, que montou uma das mais importantes coleções de arte moderna nos Estados Unidos durante o século 20, a pintura foi incluída em diversas exposições importantes da obra de Rothko, inclusive na exposição retrospectiva itinerante organizada pela National Gallery of Art em 1998.
- Frida Kahlo autorretrato de 1949, Diego y yo (Diego e Eu): autorretrato, "busto" final de Kahlo finalizado totalmente antes de sua morte em 1954, este enigmático retrato duplo com o marido da artista, Diego Rivera, é um exemplo necessário de sua abordagem singular ao retrato. Estimada entre USD 30 a 50 milhões, esta obra intensa e emocional está preparada para quebrar o seu recorde atual em leilão de USD 8 milhões, alcançado em 2016. Ela pode se tornar a obra de arte latino-americana mais valiosa já vendida em leilão. A ser oferecida na venda do leilão Noturno de Arte Moderna. Veja lançamento exclusivo aqui.
- Claude Monet: magnífica obra de 1918 Coin du bassin aux nymphéas, uma obra-prima tardia apresentando os famosos lírios da água do artista em seu jardim de Giverny, chega pela primeira vez ao mercado em cerca de 25 anos, com uma estimativa superior a USD 40 milhões. A ela se unem no leilão Noturno de Arte Moderna três outras pinturas de Monet, incluindo sua sedutora cena costeira de 1888, Antibes vue de la Salis (estimada entre USD 10 a 15 milhões). Divulgação separada de Coin du bassin aux nymphéas disponível aqui.
Derek Parsons | Derek.Parsons@Sothebys.com | Adrienne DeGisi | Adrienne.DeGisi@Sothebys.com
FONTE Sotheby's