PR Newswire
BARCELONA, 13 de novembro de 2021
BARCELONA, 13 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- Como nos deslocaremos nas cidades do futuro? Que formas de transporte irão redefinir a paisagem urbana? De 16 a 18 de novembro, as respostas a estas perguntas poderão ser encontradas nas zonas de inovação e demonstração da edição-piloto do Tomorrow Mobility World Congress (TMWC). Os novos veículos urbanos em exibição no evento incluirão um robô para a entrega de compras em lojas locais, um micro-autocarro autónomo movido a hidrogénio e uma câmara com radar para melhorar a segurança dos ciclistas.
Organizada conjuntamente pela Fira de Barcelona e pela EIT Urban Mobility, esta iniciativa do Instituto Europeu de inovação e tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, promove a conceção e a adoção de novos modelos de mobilidade urbana sustentável. No seu evento-piloto, o Tomorrow Mobility World Congress irá reunir mais de uma centena de empresas e organizações e contará com 75 oradores internacionais no seu programa.
Os exemplos incluem o Deliverbot, um pequeno veículo autónomo para o comércio local da empresa britânica Delivers.ai concebido para fazer entregas dentro de um raio máximo de 1,6 quilómetros. O dispositivo vem equipado com câmaras, radares e sensores que permitem a movimentação ao longo das calçadas, evitando peões e realizando entregas sem contacto.
A zona de demonstração da TMWC também exibirá o micro-autocarro da Auve Tech, um veículo cujo pequeno tamanho o torna adequado para rotas muito personalizadas. Desenvolvida por uma empresa da Estónia, é a primeira do mundo na sua categoria a ser equipada com um motor de pilhas de combustível de hidrogénio, um dos motores mais sustentáveis, uma vez que os seus gases de escape só produzem vapor.
Os sistemas sustentáveis de transporte pessoal como, por exemplo, as bicicletas, também fazem parte do futuro da mobilidade urbana e o TMWC também apresentará inovações neste campo. A alemã Dashbike criou um dispositivo equipado com microcâmaras e radar para melhorar a segurança dos ciclistas. O Dashbike é colocado sob o selim, medindo automaticamente a distância de passagem dos veículos que ultrapassam o ciclista e armazenando sequências de vídeo que incluem todos os metadados relevantes na manobra. Em caso de acidente, as gravações podem ser utilizadas como prova em tribunal.
Para promover startups no setor da mobilidade, a TMWC irá organizar reuniões entre investidores e mais de 20 empresas, incluindo Homyhub, Shotl, floco, Elonroad, Knot, Nemi, Qucit, Living Map, BlockCity, Hopu, SmartBox4U, TruckY, Vonzu, Nivel.no, Smart Point City, Bia Power, Vianova, SmartMonkey.io e BlueCity.
Fotografia - https://mma.prnewswire.com/media/1686473/Tomorrow_Mobility.jpg