PR Newswire
CHAMPIONSGATE, Flórida, 23 de novembro de 2021
CHAMPIONSGATE, Flórida, 23 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- A Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT) tem o prazer de anunciar que seu renomado curso de segurança em relação ao mercúrio agora está disponível para dentistas do mundo todo em inglês, francês, japonês, português e espanhol. Além disso, o curso está sendo oferecido em um novo e prático sistema de aprendizado on-line, para que profissionais de odontologia de qualquer lugar possam aprender a reduzir a exposição ao mercúrio proveniente de obturações de amálgama, que contêm aproximadamente 50% de mercúrio.
O programa tem como base a Técnica de Remoção Segura de Amálgama de Mercúrio da IAOMT (SMART), que consiste em uma série de precauções especiais que os dentistas podem tomar para proteger os pacientes, eles mesmos, seus funcionários e o meio ambiente, reduzindo imensamente os níveis de mercúrio que podem ser liberados durante o processo de remoção de obturações de amálgama. O curso da IAOMT inclui artigos de revistas científicas pertinentes sobre o assunto revisados por colegas, além de atividades de vídeo e recursos científicos práticos que explicam o propósito das medidas de segurança e como aplicá-las no ambiente clínico.
"Esse é um momento marcante para a odontologia", explica David Edwards, DMD, presidente da IAOMT. "As obturações odontológicas de cor prateada contendo mercúrio vêm sendo utilizadas desde os anos 1800 até hoje. No entanto, recentemente, os países do mundo todo concordaram em reduzir o uso de mercúrio com o Tratado Minamata sobre Mercúrio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Então, está claro que chegou a hora de os dentistas aprenderem essas práticas atualizadas essenciais para terem segurança em relação ao mercúrio."
A IAOMT vem examinando a literatura científica relacionada ao mercúrio odontológico desde que a organização sem fins lucrativos foi fundada em 1984. Essa pesquisa levou o grupo a conscientizar outras pessoas sobre a importante necessidade de acabar com o uso do mercúrio, que é uma neurotoxina conhecida, em obturações odontológicas de amálgama devido aos sérios riscos à saúde impostos aos pacientes e profissionais odontológicos e ao impacto devastador das nocivas liberações de mercúrio odontológico no meio ambiente.
A IAOMT é membro credenciado da Parceria Global do Mercúrio da UNEP e esteve envolvida nas negociações que levaram ao Tratado Minamata sobre Mercúrio. Representantes da IAOMT também são especialistas que testemunharam sobre a necessidade de acabar com o mercúrio odontológico junto ao Congresso dos EUA, à Agência de Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), ao Health Canada, ao Departamento de Saúde das Filipinas, ao Comitê Científico da Comissão Europeia sobre Riscos Emergentes e Recém Identificados à Saúde e a outros órgãos governamentais do mundo todo.
CONTATO:
David Kennedy, DDS, presidente de relações públicas da IAOMT, info@iaomt.org
Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT)
Telefone: (863) 420-6373; Site: www.iaomt.org
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1688679/IAMOT_Safety_Course.jpg
FONTE International Academy of Oral Medicine and Toxicology