A primeira Cúpula de Minerais do Futuro da Arábia Saudita mostrará ao mundo o potencial de investimentos em mineração nos países do Oriente Médio, Ásia Central e África

A primeira Cúpula de Minerais do Futuro da Arábia Saudita mostrará ao mundo o potencial de investimentos em mineração nos países do Oriente Médio, Ásia Central e África

A mesa redonda ministerial a ser realizada antes do evento reunirá líderes de 25 países para moldar uma nova era de mineração nessas regiões dinâmicas

Presença confirmada de ministros e palestrantes especialistas em mineração de renome mundial do setor público, setor privado, investidores e organizações multilaterais

PR Newswire

RIADE, Reino da Arábia Saudita, 1 de dezembro de 2021

RIADE, Reino da Arábia Saudita, 1 de dezembro de 2021 /PRNewswire/ -- O Ministério da Indústria e dos Recursos Minerais divulgou hoje mais detalhes da Cúpula de Minerais do Futuro (CMF), planejada para se realizar de 11 a 13 de janeiro de 2022, em Riade. A divulgação inclui informações atualizadas sobre os palestrantes e detalhes da mesa redonda ministerial de alto nível.

Vários ministros e mais de 50 palestrantes de classe mundial foram confirmados para a cúpula, incluindo os líderes de pensamento em mineração, investimento, tecnologia, fabricação e sustentabilidade: Mark Bristow, presidente da Barrick Gold; Robert Friedland, fundador e copresidente da Ivanhoe Mines; Eric Cantor, diretor administrativo da Moelis & Company; Andrew Forrest, presidente do Fortescue Metals Group; Andrew Liveris, presidente da Lucid Motors; Roy Harvey, presidente e CEO da Alcoa; Jeremy Weir, presidente e CEO da Trafigura; Marco Lambertini, secretário-geral  da WWF; Thomas Kaplan, presidente da Novagold; Jeffrey Dawes, CEO da Komatsu Mining Corp; Rohitesh Dhawan, CEO do Conselho Internacional de Mineração e Metais; e Peter Leon, sócio da Herbert Smith Freehills e um dos advogados de mineração mais importantes do mundo.

Sua Excelência Khalid Al-Mudaifer, Vice-Ministro de Assuntos de Mineração, disse: "O calibre dos palestrantes que já se comprometeram a participar da Cúpula de Minerais do Futuro demonstra o enorme interesse na nova fronteira da mineração, que inclui o Oriente Médio, a Ásia Central e a África. Essa parte do mundo desempenhará um papel vital no cumprimento do crescimento exponencial na demanda global pelos minerais essenciais necessários em uma sociedade de baixo carbono. A cúpula será um "local único", onde os países poderão aprender com especialistas de classe mundial como construir um setor sustentável e onde investidores e mineradores poderão obter conhecimentos profundos sobre o enorme potencial geológico dessas regiões."

A mesa redonda ministerial a ser realizada antes do evento definirá a agenda suprarregional para a mineração 

O Reino da Arábia Saudita também está convocando uma mesa redonda ministerial em Riade no dia anterior às sessões da cúpula, com o objetivo de definir o futuro da mineração em todo o Oriente Médio, Ásia Central e África. Representantes ministeriais de 25 governos se reunirão para abordar as principais questões e destacar as maiores oportunidades nessas regiões.

"Nossa ambição é moldar o futuro da mineração e encontrar soluções para os desafios do setor, como garantir o fornecimento de futuros minerais essenciais", disse Sua Excelência Al-Mudaifer. "Ao reunir governos, o setor privado, organizações multilaterais e ONGs, temos o objetivo de criar um setor de mineração que faça as coisas da maneira correta, de forma sustentável e igualitária."

Palestrantes de renome mundial compartilharão informações e conhecimentos 

Além das dezenas de palestrantes confirmados do setor de mineração, líderes de organizações multilaterais como o Banco Mundial, o Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) e o Conselho Mundial de Ouro também compartilharão seus conhecimentos e percepções com os participantes da cúpula.

"É vital para nós, como setor, nos reunirmos com governos e outras partes interessadas para construir as bases da produção segura, justa e sustentável dos minerais e metais necessários para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nossa pesquisa mostra claramente que, sob as condições certas, o setor de mineração pode ser uma força poderosa para o desenvolvimento nacional e regional, e dou as boas-vindas a esse importante evento nesse momento crucial para o setor e para a região", disse Rohitesh Dhawan, CEO do ICMM.

Os temas da cúpula estão alinhados com a agenda global de sustentabilidade

Devido à crescente demanda por tecnologias como veículos elétricos, painéis solares e turbinas eólicas, todas exigindo quantidades significativas de minerais, os temas da cúpula foram desenvolvidos em torno do tema comum da sustentabilidade.

Para se manter atualizado ou para mais informações, acesse www.futuremineralssummit.com.

Em seu papel como Vice-Ministro de Assuntos de Mineração do Ministério da Indústria e dos Recursos Minerais, Sua Excelência Al-Mudaifer representará a Arábia Saudita na próxima Conferência de Minas e Dinheiro em Londres (de 1º a 2 de dezembro de 2021). Ele realizará uma sessão plenária e participará de um "bate-papo informal", durante o qual compartilhará os dados obtidos durante suas décadas no setor de mineração sobre o setor global de mineração e fornecerá mais detalhes sobre a cúpula.

FONTE The Future Minerals Summit

Voltar noticias em Português no Mundo