Entrevista exclusiva da CGTN com empresário chinês em Tonga

Entrevista exclusiva da CGTN com empresário chinês em Tonga

PR Newswire

PEQUIM, 24 de janeiro de 2022

PEQUIM, 24 de janeiro de 2022 /PRNewswire/ -- O empresário chinês Yu Hongtao está em Tonga. Durante sua entrevista com a CGTN, ele disse que existe poeira em todos lugares na ilha.

"O que eu vi até agora é que todas as pessoas estão envolvidas em operações de resgate de emergência e socorro a desastres", disse Yu. "Quase todos estão usando máscara. As cinzas vulcânicas estão nas ruas porque a queda de cinza tóxica durou várias horas. O solo está coberto de cinzas, incluindo a vegetação e as casas das pessoas."

"Alguns voluntários estão limpando as estradas, mas ainda não terminaram. As pessoas têm apenas limpando as estradas", disse ele.

Em relação às condições de vida, incluindo água, eletricidade e suprimentos alimentícios em Tonga, as coisas em Yu ainda não voltaram ao normal, mas houve melhorias em algumas áreas.

Ele disse que a eletricidade foi restaurada em muitas áreas em um dia após a erupção ter interrompido todo o fornecimento de energia. Além disso, após o amanhecer, no dia da erupção, todos reabasteceram os suprimentos.

"Eu, pessoalmente, armazenei água e, em seguida, comida e mais água", disse ele.

"Temos suprimentos suficientes aqui. Não existe água engarrafada nos supermercados no momento, mas outros suprimentos ainda estão disponíveis."

Não há legumes disponíveis no momento. Yu disse que seu amigo que trabalha na agricultura disse a ele que as pessoas na ilha não terão legumes frescos por mais de um mês. Quanto a frutas, ele disse: "não há muito na ilha, para começar, apenas algumas melancias. Mas mesmo assim agora estão escassas."

"Acho que a vida não voltou ao normal", disse Yu à CGTN.

Ele disse que o vice-primeiro-ministro declarou estado de emergência, e os tonganeses estão auxiliando os esforços de ajuda a desastres e limpando cinzas vulcânicas nas estradas.

"Se não forem removidas, as cinzas retornarão para o ar quando os veículos passarem, e cairão em telhados", disse ele.

"A água potável em Tonga vem diretamente da chuva. Todas as casas têm um coletor de água de chuva instalado nos telhados, então temos que garantir que todas as cinzas sejam removidas."

https://news.cgtn.com/news/2022-01-21/CGTN-exclusive-interview-with-Chinese-businessman-in-Tonga-16Z8jjeEew8/index.html

Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=EJjyJg1sKVM

 

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo